Narrativas de professores/as iniciantes
experiências, sentidos e enfrentamentos da docência
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18962Palavras-chave:
Professor/a iniciante, Narrativas, Experiências docentes.Resumo
Este artigo busca analisar narrativas de professores/as iniciantes, egressos/as das licenciaturas interdisciplinares da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, objetivando (re)conhecer experiências, sentidos e enfrentamentos da docência vivenciada por esses sujeitos, em múltiplos contextos da Educação Básica, no extremo sul baiano. A pesquisa, de abordagem qualitativa, considera que os primeiros anos de experiência docente, em diálogo com estudos de Huberman (1992), Marcelo García (1999), Imbérnon (1998) e Derisso (2020), representam um período importante no processo de tornar-se professor(a), sendo fundamentais na construção da identidade profissional e para a continuidade ou a descontinuidade do fazer docente. A análise das entrevistas narrativas dos/as oito professores/as participantes evidenciou que as experiências vividas foram, sobretudo, atravessadas pela existência ou inexistência de rede de apoio nas instituições de ensino, pela adaptabilidade, pela precarização do trabalho e por emoções como medo, insegurança, desgosto, satisfação, felicidade e realização. Os resultados sinalizam para a importância do acolhimento dos/as professores iniciantes e para a necessidade de acompanhamento formativo desses sujeitos.
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