Narrativas de professores/as iniciantes

experiências, sentidos e enfrentamentos da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18962

Palavras-chave:

Professor/a iniciante, Narrativas, Experiências docentes.

Resumo

Este artigo busca analisar narrativas de professores/as iniciantes, egressos/as das licenciaturas interdisciplinares da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, objetivando (re)conhecer experiências, sentidos e enfrentamentos da docência vivenciada por esses sujeitos, em múltiplos contextos da Educação Básica, no extremo sul baiano. A pesquisa, de abordagem qualitativa, considera que os primeiros anos de experiência docente, em diálogo com estudos de  Huberman (1992), Marcelo García (1999), Imbérnon (1998) e Derisso (2020), representam um período importante no processo de tornar-se professor(a), sendo fundamentais na construção da identidade profissional e para a continuidade ou a descontinuidade do fazer docente. A análise das entrevistas narrativas dos/as oito professores/as participantes evidenciou que as experiências vividas foram, sobretudo, atravessadas pela existência ou inexistência de rede de apoio nas instituições de ensino, pela adaptabilidade, pela precarização do trabalho e por emoções como medo, insegurança, desgosto, satisfação, felicidade e realização. Os resultados sinalizam para a importância do acolhimento dos/as professores iniciantes e para a necessidade de acompanhamento formativo desses sujeitos.

Downloads

Biografia do Autor

Ivonete Susmickat, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Licenciada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em Educação de Jovens e Adultos, pela UNEB. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade do Sul da Bahia - FASB. Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Doutora em Estado e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. É professora adjunta da UFSB, Campus Paulo Freire. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em leitura, ensino de gramática e de literatura. Estuda questões referentes às práticas leitoras e aos percursos de formação de leitores jovens e adultos e às políticas públicas de EJA na Bahia e no Brasil.

Referências

CASTRO, A. M. de. A; CRUZ, G. B; Contrato temporário e carreira docente: um estudo com professores iniciantes. Revista Cocar. Edicão Especial. n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9148 Acesso em: 04 dez. 2024.

CRUZ, G. B. da; LAHTERMAHER, F. Formação docente e o desafio da indução: contribuições de uma pesquisa-formação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PUCPRESS, v. 24, n. 82. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v24n82/1518-3483-rde-24-82-1121.pdf. Acesso em: 05 dez. 2024.

DERISSO, M. C. C. Experiências de (re)início da docência na educação básica: a profissionalidade em foco. Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/13999/Tese_Doutorado_MariaCeciliaCerminaroDerisso.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 05 dez. 2024.

FREIRE, P.. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

IMBERNÓN, F. La formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia uma nueva cultura profesional. 3.ed. Barcelona: Graó, 1998.

GOLDENBERG, M.. A arte de pesquisar: como fazer pesquisas qualitativas em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2018.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, p. 31-61, 1992.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER. M. W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia, 2004.

SOUZA, E. C. de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Revista Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr., 2014.

SOUZA, E. C.; MEIRELES, M. M.. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, 2018.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

SUSMICKAT, Ivonete. Narrativas de professores/as iniciantes: experiências, sentidos e enfrentamentos da docência. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18962, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18962. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18962. Acesso em: 27 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.