Metodologias para otimizar o processo ensino-aprendizagem

narrativas professorais sobre leitura e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19042

Palavras-chave:

Leitura e produção textual, Metodologia, Ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a pertinência de construir metodologias que facilitem e otimizem o processo de ensino-aprendizagem em leitura e escrita. Nessa perspectiva, indagamos: como o professor pode utilizar as metodologias ativas para desenvolver a leitura e a escrita? Os objetivos específicos incluem refletir sobre o papel e o perfil do professor na criação dessas metodologias e propor ações metodológicas que priorizem a leitura e a produção textual no processo ensino-aprendizagem. Para alcançar esses objetivos, são utilizados os diálogos com autores como Cagliari (1997), Chiappini (2001), Martins (2016), Oliveira (2002), Pimenta; Almeida (2009), Veiga (2003), entre outros. A metodologia adotada está ancorada na pesquisa qualitativa, tendo a participação de três professores que atuam na educação do município de Caxias - MA. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas estruturadas. Depois recorremos às narrativas reflexivas para construção dos dados. A análise dos dados está fundamentada em Bardin (2010). Os resultados indicam a atual situação das práticas pedagógicas e da aquisição do ensino de Língua Portuguesa no 6º ano, especialmente no que diz respeito ao processo de leitura e produção textual. Os professores desempenham seu papel de forma satisfatória, promovendo o ensino e a aprendizagem. Contudo, a pesquisa aponta para a necessidade de adaptar os conteúdos aos diversos níveis dos alunos, descrevendo métodos, didáticas e recursos que facilitem uma aprendizagem significativa de leitura e produção textual.

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Biografia do Autor

Shirlane Maria Batista da Silva Miranda, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Pesquisadora da UEMA/FAPEMA/CNPq. Professora do PPGE - Educação – UEMA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão, vice-líder do grupo de estudos em Linguagem, Discurso e Ensino – GELDE/CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Supervisionado, Currículo, Didática e Formação de Professores

Antônio Luiz Alencar Miranda, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Professor do Mestrado Profissional em Educação - PPGE, UEMA/Caxias. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1993), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Discurso e Ensino GELDE/CNPq, pesquisador da UEMA/FAPEMA/CNPq. Professor Associado da UEMA/Campus Caxias e professor do Ensino Médio, da SEDUC. Atualmente é Chefe do Departamento de Letras e professor da Pós-graduação em Língua Portuguesa, da disciplina de Análise do Discurso e de Sociolinguística. 

Érica Layanne Rocha da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Tem experiência e atua na área de Letras.

Referências

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

MIRANDA, Shirlane Maria Batista da Silva; MIRANDA, Antônio Luiz Alencar; SILVA, Érica Layanne Rocha da. Metodologias para otimizar o processo ensino-aprendizagem: narrativas professorais sobre leitura e escrita. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e19042, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19042. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/19042. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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