Metodologias para otimizar o processo ensino-aprendizagem
narrativas professorais sobre leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19042Palavras-chave:
Leitura e produção textual, Metodologia, Ensino-aprendizagemResumo
O objetivo deste artigo é demonstrar a pertinência de construir metodologias que facilitem e otimizem o processo de ensino-aprendizagem em leitura e escrita. Nessa perspectiva, indagamos: como o professor pode utilizar as metodologias ativas para desenvolver a leitura e a escrita? Os objetivos específicos incluem refletir sobre o papel e o perfil do professor na criação dessas metodologias e propor ações metodológicas que priorizem a leitura e a produção textual no processo ensino-aprendizagem. Para alcançar esses objetivos, são utilizados os diálogos com autores como Cagliari (1997), Chiappini (2001), Martins (2016), Oliveira (2002), Pimenta; Almeida (2009), Veiga (2003), entre outros. A metodologia adotada está ancorada na pesquisa qualitativa, tendo a participação de três professores que atuam na educação do município de Caxias - MA. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas estruturadas. Depois recorremos às narrativas reflexivas para construção dos dados. A análise dos dados está fundamentada em Bardin (2010). Os resultados indicam a atual situação das práticas pedagógicas e da aquisição do ensino de Língua Portuguesa no 6º ano, especialmente no que diz respeito ao processo de leitura e produção textual. Os professores desempenham seu papel de forma satisfatória, promovendo o ensino e a aprendizagem. Contudo, a pesquisa aponta para a necessidade de adaptar os conteúdos aos diversos níveis dos alunos, descrevendo métodos, didáticas e recursos que facilitem uma aprendizagem significativa de leitura e produção textual.
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