O início da docência

fios e tramas que se tecem na constituição da professora iniciante

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18916

Parole chiave:

Início da docência, Professores iniciantes, Cotidiano da escola, Narrativas

Abstract

Tecido e permeado por diversas reflexões e experiências narradas em relação ao início da docência, o presente artigo apresenta um diálogo entre a professora iniciante e seus diversos interlocutores - os sujeitos da escola - que se propõe a olhar, escutar e sensibilizar-se por sua condição de iniciante na carreira docente, na busca do compartilhamento de aprendizados, questionamentos, inseguranças, inquietações e descobertas no início da docência. Ou ainda: de que maneira o professor iniciante se constitui como docente no cotidiano da escola? Os diversos fios imersos no cotidiano da escola e em suas relações - alunos, professores e demais sujeitos da escola - significam o emaranhado de movimentos por ela realizados para o seu entrelace na composição do tecido: um todo coletivo, singular e amalgamado de reflexões por entre seus fios laçados. No movimento da costura, conhecimentos, práticas, vivências, experiências e sensibilidades são desprendidas dos novelos e, juntos, constituem uma nova composição (re)significada por cada fio em contato com o outro, com o meio e consigo próprio, onde a pesquisa reúne fragmentos de constituição da professora iniciante, também denominada de professora-aprendiz-ensinante, que em início de carreira, se forma na relação intersubjetiva, no diálogo e compartilhamento de saberes e vivências entre seus pares e demais sujeitos da escola. Pretendemos contribuir com a discussão do tema a partir de um viés das vivências da professora-aprendiz-ensinante que, nas relações com o outro, encontra o caminho da escola.

Downloads

Biografie autore

Marciene Aparecida Santos Reis, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2022), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013), possui especialização em Pedagogia Empresarial (2010) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Membro do grupo de estudos e pesquisas em Educação Continuada, GEPEC, FE/Unicamp. Atualmente é professora do ensino fundamental e da pós-graduação em Alfabetização e Letramento.

Ana Maria Falcão de Aragão, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga. Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Docente da Faculdade de Educação da Unicamp.
Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997).

Riferimenti bibliografici

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2010. Coleção questões da nossa época; v.8.

ALARCÃO, Isabel. (Org.). Formação Reflexiva de Professores: estratégias de supervisão. Coimbra – Portugal: Porto Editora, 1996.

ARAGÃO, A. M. F. Reflexividade coletiva: indícios de desenvolvimento profissional docente. Tese de Livre-docência. Faculdade de Educação – UNICAMP. 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 9a ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

FONTANA, Roseli A. Cação. Como nos tornamos professoras? 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51a Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30a. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores para uma mudança educativa. Porto Editora Ltda, 1999.

GINZBURG, Carlos. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MARIANO, André Luiz Sena. A construção do início da docência: um olhar a partir das produções da ANPED e do ENDIPE. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

PREZOTTO, Marissol. O trabalho docente com.par.t(r)ilhado: focalizando a parceria. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação. Campinas/SP, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Valle. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

REIS, Marciene Aparecida Santos. Tecendo os fios do início da docência: a constituição da professora iniciante. Campinas, SP: [s.n], 2013.

SADALLA, A. M. F. A.; SÁ-CHAVES, I. da S. C. Constituição da Reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo. Educação Temática Digital, v. 9, n. 2, p. 189-203, jun. 2008. ISSN: 1676-2592.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Pubblicato

2025-06-10

Come citare

REIS, Marciene Aparecida Santos; ARAGÃO, Ana Maria Falcão de. O início da docência: fios e tramas que se tecem na constituição da professora iniciante. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18916, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18916. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18916. Acesso em: 24 giu. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.