O início da docência
fios e tramas que se tecem na constituição da professora iniciante
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18916Parole chiave:
Início da docência, Professores iniciantes, Cotidiano da escola, NarrativasAbstract
Tecido e permeado por diversas reflexões e experiências narradas em relação ao início da docência, o presente artigo apresenta um diálogo entre a professora iniciante e seus diversos interlocutores - os sujeitos da escola - que se propõe a olhar, escutar e sensibilizar-se por sua condição de iniciante na carreira docente, na busca do compartilhamento de aprendizados, questionamentos, inseguranças, inquietações e descobertas no início da docência. Ou ainda: de que maneira o professor iniciante se constitui como docente no cotidiano da escola? Os diversos fios imersos no cotidiano da escola e em suas relações - alunos, professores e demais sujeitos da escola - significam o emaranhado de movimentos por ela realizados para o seu entrelace na composição do tecido: um todo coletivo, singular e amalgamado de reflexões por entre seus fios laçados. No movimento da costura, conhecimentos, práticas, vivências, experiências e sensibilidades são desprendidas dos novelos e, juntos, constituem uma nova composição (re)significada por cada fio em contato com o outro, com o meio e consigo próprio, onde a pesquisa reúne fragmentos de constituição da professora iniciante, também denominada de professora-aprendiz-ensinante, que em início de carreira, se forma na relação intersubjetiva, no diálogo e compartilhamento de saberes e vivências entre seus pares e demais sujeitos da escola. Pretendemos contribuir com a discussão do tema a partir de um viés das vivências da professora-aprendiz-ensinante que, nas relações com o outro, encontra o caminho da escola.
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