A licenciatura em Pedagogia no Brasil

fontes documentais e indicadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16888

Palavras-chave:

Pedagogia, Censo da educação superior, Formação de professores, EaD

Resumo

Este artigo trata dos indicadores do curso de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância - EaD - na última década. O objetivo é analisar a oferta desses cursos no Brasil, em interlocução com diretrizes de formação de professores. O estudo está ancorado no processamento estatístico dos indicadores do Censo da Educação Superior, e na revisão bibliográfica sobre o tema. Como resultados, foram identificados muitos problemas na expansão da oferta, tais como intervenientes legais que devem ser revistos, diante da mercantilização que incide na implementação desses cursos.

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Biografia do Autor

Vâner Lima Silva, IFSP e UNICID

Doutor em Educação (Políticas Educacionais), mestre em Comunicação e Cultura Midiática, graduado em Comunicação, Administração e Ciências Sociais. Membro do corpo editorial da Revista Gestão e Organizações (ReGor) do Instituto Federal da Paraíba (2020-2024). Foi Coordenador de Curso de Graduação e Pós (Gestão e Negócios), Professor e Tutor em cursos de graduação em Gestão e Negócios, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. No INEP desenvolveu trabalho como Membro da Comissão Assessora de Área (CAA 2018-2020) do (Enade), junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Como coordenador de curso obteve reconhecimento dos cursos de Gestão Ambiental (2019) e Gestão Pública (2018) com conceito 4 e conceito máximo (nota 5) junto ao curso de Gestão Hospitalar (2018).

Angela Maria Martins, Fundação Carlos Chagas. Universidade Cidade de São Paulo

Graduada em Ciências Sociais e Políticas. Mestre em Educação/Universidade de São Paulo.. Doutora em Educação/Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado/Bolsa/Capes, no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008). Estágio de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), da Fapesp. Investigadora convidada do Centro de Investigação em Educação/Cied/Universidade do Minho, em 2024 pela Bolsa Fapesp (BPE). Pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas (1996 até 2023), passando a pesquisadora colaboradora na mesma instituição. Professora do PPGE/Universidade Católica de Santos (2001 a 2010). Atualmente é Professora titular do PPGE e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na Universidade Cidade de São Paulo. Foi Coordenadora do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na Unicid (2014-2017). Coordenadora no Brasil da REDE INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM GESTÃO EDUCACIONAL(REIPEGE/coord./Portugal Fernanda Martins, Uminho).

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

SILVA, Vâner Lima; MARTINS, Angela Maria. A licenciatura em Pedagogia no Brasil: fontes documentais e indicadores. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e16888, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16888. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16888. Acesso em: 13 jul. 2025.

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