Professores alfabetizadores em início de carreira

entre o fazer e o pensar sobre o fazer

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18929

Parole chiave:

Formação docente, Entrevista Narrativa, Prática pedagógica crítica

Abstract

Neste artigo, apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa em fase de finalização que, a partir da narrativa de uma professora alfabetizadora, buscou compreender a lógica das práticas utilizadas por ela em sala de aula, buscando os sentidos atribuídos a essas práticas e explorando as possibilidades de novas reconfigurações da prática como práxis. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se fundamenta nas contribuições de Franco (2010, 2019), para quem as práticas de formação podem produzir reflexões e criar comportamentos crítico-reflexivos sobre a prática escolar. Além disso, baseia-se em teóricos da perspectiva discursiva de alfabetização (Smolka, 1988; Goulart, 2019), que concebem a criança como ser histórico, concreto, que, ao se apropriar da escrita, ganha novas formas de se relacionar com o mundo e de significá-lo. Metodologicamente, foram realizadas entrevistas narrativas, cuja análise foi tratada de acordo com a perspectiva interpretativa-compreensiva (Souza, 2014). Os resultados da pesquisa apontam: i) que as narrativas possibilitaram compreender as lógicas das práticas dos professores, sendo possível transformá-las em possibilidades formativas; ii) a suspeição, os estranhamentos, as dúvidas e as dificuldades iniciais da professora alfabetizadora, ao observar sua prática, transformaram-se em possibilidades para organizar a prática como práxis; por fim, iii) a formação continuada desenvolvida se configurou como um processo dialógico, ativo e contínuo, desenvolvendo a formação por meio de um trabalho de pesquisa, reflexão, avaliação e retomada para reconfigurar as próprias práticas.

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Biografia autore

Selma Costa Pena, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (1991). Mestrado em Educação (2005- UFPA), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (2024). Atuou como professora alfabetizadora de crianças, de jovens e adultos e como formadora de professores na rede municipal pública de ensino no período de 1988 a 1996. Atualmente é Docente associada da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Pedagogia. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas.

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Pubblicato

2025-06-10

Come citare

PENA, Selma Costa. Professores alfabetizadores em início de carreira: entre o fazer e o pensar sobre o fazer. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18929, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18929. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18929. Acesso em: 25 giu. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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