A pesquisa narrativa como princípio estruturante da formação docente
um diálogo entre Escola-Universidade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18690Palavras-chave:
Socialização Profissional, Pesquisa Narrativa, Auto/heteroformaçãoResumo
O objetivo deste artigo é investigar a dinâmica dialógica entre professores(as) iniciantes e professores(as) experientes, ao destacar como essa interação gera aprendizagens recíprocas (auto/heteroformação). A partir dessa reflexão, evidencia-se o papel da pesquisa narrativa como ferramenta de aprofundamento teórico-prático capaz de conectar reflexão crítica, prática pedagógica e desenvolvimento profissional ao longo da vida. Como conclusão, argumentamos que a formação docente não é linear ou restrita a fases iniciais da vida, mas um processo contínuo, alimentado por trocas intersubjetivas e experiências compartilhadas. O diálogo entre Educação Básica e Universidade esteve inscrito em uma relação de troca entre o professor iniciante, autor da pesquisa, e a professora experiente, professora investigada, e fundamentou a compreensão de que os processos formativos experienciais ocorrem sempre sob uma base vitalícia.
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