A pesquisa narrativa como princípio estruturante da formação docente

um diálogo entre Escola-Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18690

Palavras-chave:

Socialização Profissional, Pesquisa Narrativa, Auto/heteroformação

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a dinâmica dialógica entre professores(as) iniciantes e professores(as) experientes, ao destacar como essa interação gera aprendizagens recíprocas (auto/heteroformação). A partir dessa reflexão, evidencia-se o papel da pesquisa narrativa como ferramenta de aprofundamento teórico-prático capaz de conectar reflexão crítica, prática pedagógica e desenvolvimento profissional ao longo da vida. Como conclusão, argumentamos que a formação docente não é linear ou restrita a fases iniciais da vida, mas um processo contínuo, alimentado por trocas intersubjetivas e experiências compartilhadas. O diálogo entre Educação Básica e Universidade esteve inscrito em uma relação de troca entre o professor iniciante, autor da pesquisa, e a professora experiente, professora investigada, e fundamentou a compreensão de que os processos formativos experienciais ocorrem sempre sob uma base vitalícia.

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Biografia do Autor

José Edilmo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Filosofia e Letras e Mestre em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da UFMG.

Maria Amália de Almeida Cunha, Faculdade de Educação UFMG

Maria Amália de Almeida Cunha graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, onde também realizou seu mestrado. Seu doutorado, em Educação, foi realizado na Universidade Estadual de Campinas, com estágio na Universidade de Paris X, em Nanterre, França. Atualmente, é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. É pesquisadora associada do Observatório Sociológico Família-Escola e do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares.

Priscila de Oliveira Coutinho, Faculdade de Educação UFMG

Priscila de Oliveira Coutinho graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também realizou mestrado em Ciências Sociais. Seu doutorado em Sociologia foi realizado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação de Frédéric Vandenberghe, com estadia na École Normale Supérieure de Lyon, França, sob a tutela de Bernard Lahire. Atualmente, é professora adjunta de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Coordena o Observatório Sociológico Família-Escola, da Faculdade de Educação da UFMG.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

SILVA, José Edilmo Ferreira da; CUNHA, Maria Amália de Almeida; COUTINHO, Priscila de Oliveira. A pesquisa narrativa como princípio estruturante da formação docente: um diálogo entre Escola-Universidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18690, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18690. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18690. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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