Professores em início de carreira

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18783

Palavras-chave:

Professores em início de carreira, Constituição docente, Formação de professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do processo de constituição docente de professores em início de carreira. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, utilizando como base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses Dissertações (BDTD), e como recorte temporal o período de 2019 a 2023. Os trabalhos foram selecionados segundo alguns critérios:  objetivos, perspectiva metodológica, aporte teórico, identificação dos sujeitos participantes da pesquisa (quando fosse o caso) e contribuições dos estudos para a área. A partir dos artigos depreende-se que os principais desafios enfrentados pelos professores em início de carreira são a falta de suporte, a sobrecarga de trabalho, as condições precárias de trabalho, a desvalorização profissional e a estrutura inadequada das escolas. Os resultados legitimam a importância do apoio dos pares no processo de constituição docente destacando a necessidade de ampliar a oferta de processos de formação que sejam específicos para esses docentes e que estejam sustentados em proposta de reflexão crítica sobre as práticas e que afirmem a indissociabilidade entre teoria e prática.

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Biografia do Autor

Beatriz Oliveira Picelli, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro (2020). Participou como bolsista do projeto Núcleo de Ensino no período de 2016 e 2017. Atualmente está desenvolvendo sua pesquisa de Mestrado em Educação na linha de pesquisa: "Linguagem - Experiência - Memória - Formação" e participa do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA). Trabalha como professora na Rede Municipal de Rio Claro/SP, lecionando na Educação Infantil. 

Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora associada do departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

PICELLI, Beatriz Oliveira; CHALUH, Laura Noemi. Professores em início de carreira: o que dizem as pesquisas recentes. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18783, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18783. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18783. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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