Professores em início de carreira
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DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18783Palavras-chave:
Professores em início de carreira, Constituição docente, Formação de professoresResumo
O presente artigo tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do processo de constituição docente de professores em início de carreira. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, utilizando como base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses Dissertações (BDTD), e como recorte temporal o período de 2019 a 2023. Os trabalhos foram selecionados segundo alguns critérios: objetivos, perspectiva metodológica, aporte teórico, identificação dos sujeitos participantes da pesquisa (quando fosse o caso) e contribuições dos estudos para a área. A partir dos artigos depreende-se que os principais desafios enfrentados pelos professores em início de carreira são a falta de suporte, a sobrecarga de trabalho, as condições precárias de trabalho, a desvalorização profissional e a estrutura inadequada das escolas. Os resultados legitimam a importância do apoio dos pares no processo de constituição docente destacando a necessidade de ampliar a oferta de processos de formação que sejam específicos para esses docentes e que estejam sustentados em proposta de reflexão crítica sobre as práticas e que afirmem a indissociabilidade entre teoria e prática.
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