Problema de modelagem e problema de palavras

proposição feita por alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17538

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, 2ª série do Ensino Médio

Resumo

A modelagem matemática surge no âmbito da Educação Matemática a partir de um olhar para o ensino e a aprendizagem da própria Matemática. Diante disto, este artigo analisa como alunos da 2ª série do Ensino Médio propõem problemas em aulas com modelagem matemática, buscando entender os elementos que utilizam ao desenvolver enunciados contextualizados. Por meio de uma análise qualitativa, identificam-se aspectos que aproximam os problemas propostos dos problemas de palavras comuns, mas que avançam para uma modelagem mais realista e significativa. Observa-se que os alunos, ao criar problemas em grupo, integram elementos pessoais e de interesse comunitário, como deslocamento entre cidades e aquisição de recursos escolares, e contextualizam as situações com o uso de personagens e informações reais. A estrutura dos enunciados reflete uma organização em três partes – cenário, informação e pergunta –, mas, ao inserir dados obtidos de pesquisas, os alunos ampliam o caráter investigativo do processo. Conclui-se que a modelagem matemática permite aos estudantes desenvolver habilidades de proposição e análise de problemas mais próximos de suas vivências, promovendo uma autonomia progressiva que pode ser reforçada pelo papel orientador do professor.

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Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 2, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Toledo, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Campi Cornélio Procópio e Londrina. Vice-diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - regional Paraná (SBEM-PR). Possui mestrado (2012), doutorado (2016) e pós-doutorado (2022) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Licenciatura Plena em Matemática (2010) pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), atual Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Campo Mourão. Já atuou como Professor Responsável pelas atividades de Estágio do Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, Campus Toledo, Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES) e Docente Orientador do Programa de Residência Pedagógica (RP - CAPES). Pesquisa na área de Educação Matemática, com interesse particular em Modelagem Matemática, associando-a a temas como a Filosofia da Linguagem, na perspectiva de Wittgenstein, a ludicidade e a educação matemática nos primeiros anos escolares. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Educação Matemática e do Grupo de Pesquisa Modelagem Matemática no Contexto Educacional.

Tatiane Cristine Pessoa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (2007) e é especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente aluna no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) campi Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área da Educação, como professora do ensino Fundamental e Médio, com ênfase em Matemática, desde 2008, atuando nas escolas da rede Pública do Estado de São Paulo e na rede Privada de ensino.

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Publicado

2025-05-28

Como Citar

SILVA, Karina Alessandra Pessoa da; TORTOLA, Emerson; PESSOA, Tatiane Cristine. Problema de modelagem e problema de palavras: proposição feita por alunos do Ensino Médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e17538, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17538. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17538. Acesso em: 26 jun. 2025.

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