Problema de modelagem e problema de palavras
proposição feita por alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17538Palavras-chave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, 2ª série do Ensino MédioResumo
A modelagem matemática surge no âmbito da Educação Matemática a partir de um olhar para o ensino e a aprendizagem da própria Matemática. Diante disto, este artigo analisa como alunos da 2ª série do Ensino Médio propõem problemas em aulas com modelagem matemática, buscando entender os elementos que utilizam ao desenvolver enunciados contextualizados. Por meio de uma análise qualitativa, identificam-se aspectos que aproximam os problemas propostos dos problemas de palavras comuns, mas que avançam para uma modelagem mais realista e significativa. Observa-se que os alunos, ao criar problemas em grupo, integram elementos pessoais e de interesse comunitário, como deslocamento entre cidades e aquisição de recursos escolares, e contextualizam as situações com o uso de personagens e informações reais. A estrutura dos enunciados reflete uma organização em três partes – cenário, informação e pergunta –, mas, ao inserir dados obtidos de pesquisas, os alunos ampliam o caráter investigativo do processo. Conclui-se que a modelagem matemática permite aos estudantes desenvolver habilidades de proposição e análise de problemas mais próximos de suas vivências, promovendo uma autonomia progressiva que pode ser reforçada pelo papel orientador do professor.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 6ed. São Paulo: Editora WMF, 2012.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle. Uma abordagem didático-pedagógica da Modelagem Matemática. Vidya, Santa Maria, v. 42, n. 2, p. 121-145, jul./dez., 2022.
ALMEIDA, Lourdes Werle de.; SILVA, Karina Pessoa da; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
BARWELL, Richard. Word Problems: connecting language, mathematics and life. In: ONTARIO. The Literacy and Numeracy Secretariat. Ontario Association of Deans of Education. What works? Research into practice. Research Monograph, n. 34, jun. 2011. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1ERkidLB45qz_UNraZwOSuoE3nR26-L-V/view>. Acesso em 08 dez. 2022.
BLISS, Karen; LIBERTINI, Jessica. What is Mathematical Modeling? In: GARFUNKEL, Sol; MONTGOMERY, Michelle. GAIMME: Guidelines for Assessment & Instruction in Mathematical Modeling Education. COMAP, SIAM: Reston, Philadelphia, 2006.
BLUM, Werner; BORROMEO FERRI, Rita. Mathematical modelling: can it be taught and learnt? Journal of Mathematical Modelling and Application, v. 1, n. 1, p. 45-58, 2009.
BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC / Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2022.
CAI, Jinfa; HWANG, Stephen; JIANG, Chunlian, SILBER, Steven. Problem-Posing Research in Mathematics Education: Some Answered and Unanswered Questions. In: SINGER, Florence Mihaela; ELLERTON, Nerida F.; CAI, Jinfa (Eds). Mathematical Problem Posing: Research in Mathematics Education. New York: Springer, 2015, p. 3-34.
CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Formulação e resolução de problemas em aulas de matemática de um 6º ano do Ensino Fundamental. RPEM, v. 4, n. 7, p. 1880-205, jul.-dez. 2015.
CARREIRA, Susana; BAIOA, Ana Margarida Mathematical modelling withhands-on experimental tasks: on the student’s sense of credibility. ZDM Mathematics Education, Berlin, v. 50, n. 1/2, p. 201-215, 2018.
CHICA, Christiane H. Por que formular problemas? In: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 151-173.
ELFRINGHOFF, Mareike Schulze; SCHUKAJLOW, Stanislaw. What makes a modelling problem interesting? Sources of situational interest in modelling problems. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, v. 30, n. 1, p. 8-30, 2021.
MAAß, Jürgen; O’MEARA, Niamh; JOHNSON Patrick; O’DONOGHUE, John. Mathematical Modelling for Teachers. a practical guide to applicable mathematics. Switzerland: Springer, 2018.
NISS, Mogens; BLUM, Werner. The learning and teaching of mathematical modelling. London, New York: Routledge, 2020.
PARHIZGAR, Zakieh; LILJEDAHL, Peter. Teaching modelling problems and its effects on students’ engagement and attitude toward mathematics. In: CHAMBERLIN, Scott A.; SRIRAMAN, Bharath (Eds.). Affect in mathematical modeling. Cham: Springer, 2019. p. 235-256.
STILLMAN, Gloria Ann. Problem Finding and Problem Posing for Mathematical Modelling. In: HOE, Lee Ngan; DAWN, Ng Kit Ee (Ed.). Mathematical Modelling: from theory to practice. Singapore: World Scientific Publishing, 2015, p. 41-56.
STILLMAN, Gloria Ann; BROWN, Jill P.; GEIGER, Vince. Facilitating mathematisation in modelling by beginning modellers in secondary school. In: STILLMAN, Gloria Ann; BLUM, Werner; BIEMBENGUT, Maria Salett. Mathematical Modelling in Education Research and Practice: Cultural, Social and Cognitive Influences. New York: Springer, 2015. p. 93-104.
SWAN, Malcolm; TURNER, Ross; YOON, Caroline; MULLER, Eric. The roles of modelling in learning mathematics. In: BLUM, Werner; GALBRAITH, Peter; NISS, Moggens (Eds.). Modelling and applications in mathematics education: New York: Springer, 2007. p. 275-284.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VERSCHAFFEL, Lieven; GREER, Brian; CORTE, Eric. Making sense of word problems. Lisse: Swets & Zeitlinger, 2000.
VERTUAN, Rodolfo Eduardo; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Pensamento estatístico em uma atividade de modelagem Matemática: ressignificando o lançamento de aviões de papel. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 320-334, maio 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Debates em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).