A criação de um espaço de investigação e de formação, com docentes em início de carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18950

Palavras-chave:

Investigação narrativa, Professores iniciantes, Ateliê bioprofissional

Resumo

Neste texto, valorizamos a participação dos sujeitos na investigação e na formação, mantendo relações entre ambas em um trabalho desenvolvido no âmbito da tese de doutorado da primeira autora e ainda em curso. O objetivo é discutir a criação de metodologia participante e compreender de que modo ela proporcionou espaço de reflexão sobre o fazer e o desenvolvimento profissional docente.  Em 2023, participaram da investigação 6 professoras iniciantes de Maricá/RJ. Propomos formas de trabalho, escuta e aprendizado que visam encontrar respostas para questões processuais, permitindo construções teóricas sobre a pessoa em formação e com voz própria (Leal da Costa et al.). Isso implicou reconhecer que a investigação é um elemento fundamental na formação de professores, assumindo que um dispositivo construído de forma participada permite a compreensão associada à produção de conhecimentos profissionais e científicos, incluindo o dar respostas aos objetivos da investigação. Apresentamos a construção metodológica do ateliê bioprofissional (Rego; Leite; Leal da Costa), inspirados no conceito de ateliê biográfico de projeto (Delory-Momberger). Evidenciamos que o ateliê bioprofissional foi espaço/tempo de reflexão e de produção de conhecimentos pelas professoras participantes e pela investigadora, em cenários que permitiram compreender tanto trajetórias do vivido, quanto quadros contextuais e sócio-históricos mais amplos e desejos do devir. As participantes tomaram consciência da prática, que contribuiu, simultaneamente, para o desenvolvimento profissional delas (Leal da Costa et al.). Revelamos que o ateliê possibilitou a leitura crítica das próprias práticas, da percepção de autoria dos conhecimentos profissionais sobre formas de aprender a ser professora no ato de ensinar.

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Biografia do Autor

Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP-UERJ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ.

Vania Finholdt Angelo Leite, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ

Professora associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da FFP/UERJ.

Conceição Leal da Costa, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

Investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) e docente do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora-PT.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

REGO, Flaviane Coutinho Neves Americano; LEITE, Vania Finholdt Angelo; COSTA, Conceição Leal da. A criação de um espaço de investigação e de formação, com docentes em início de carreira. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18950, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18950. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18950. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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