Narrativas autobiográficas de professores iniciantes

desafios e superações na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18867

Palavras-chave:

Professores iniciantes., Educação Infantil., Narrativa autobiográfica.

Resumo

Este artigo analisa os desafios enfrentados por professores iniciantes na Educação Infantil a partir de uma narrativa autobiográfica. Com base nas experiências de uma das autoras, discute-se o "choque de realidade", a construção da identidade docente, a gestão de turmas complexas e a relação com as famílias. Embasado em teóricos como Michael Huberman e Carlos Marcelo Garcia, o estudo evidencia a tensão entre expectativas idealizadas e as demandas práticas da docência, destacando a importância da formação inicial, do apoio institucional, do suporte contínuo e das redes colaborativas para superar os desafios da iniciação profissional e promover a construção contínua da identidade docente.

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Biografia do Autor

Nayara Macedo de Lima Jardim, Universidade Federal de Viçosa

Professora do curso de Licenciatura em Educação Infantil no Departamento de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e formadora de professores da Educação Infantil. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Pós-doutoramento pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba (2022-2023) e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014/2015), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1999) e Graduação em Pedagogia PUC-MG (1979). Professora titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP. Curadora do Café com Paulo Freire dos Inconfidentes – MG. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens, Adultos e Idosos – GEPEJAI.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

JARDIM, Nayara Macedo de Lima; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. Narrativas autobiográficas de professores iniciantes: desafios e superações na Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18867, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18867. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18867. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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