Teaching as a path

discoveries in higher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19027

Keywords:

Narrativa (auto)biográfica, Ensino Superior, Educação cidadã, Decolonialidade

Abstract

The narrative presents teaching in higher education as a path and aims to highlight the path of a researcher in training as a doctoral student in Education. The text accentuate the emergence of the self in relation to the reference of (auto)biographical research when discussing educational practices that place the teaching-learning process in dialogue from a decolonial perspective and the possibility of implementing mechanisms of scientific investigation and citizen participation with students.

Downloads

Author Biographies

Henrique Frey, UFSCar-So

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela PUC-SP (2006), Mestre em Demografia pela UNICAMP (2010), Licenciado em Pedagogia pela UNICID (2021) e, agora, doutorando em Educação pela UFSCar-Sorocaba (Linha 1 de pesquisa - Formação de Professores e Práticas Educativas).

Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, UFSCcar-Sorocaba

Professora e Pesquisadora na Universidade Federal de São Carlos | UFSCar. Doutorado na Área da Educação na Universidade Estadual de Campinas | UNICAMP e Pós-Doutorado na Área da Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | PUC/SP.

References

ABRAHÃO, M. H. M. B. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/ recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 165-172, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8708.

AMARELO – é tudo pra ontem. Direção: Fred Ouro Preto. Produção: Evandro Fióti. Laboratório Fantasma; Netflix, 2020.

BARBOSA NETO, Viana P.; COSTA, Maria da C. Saberes docentes: entre concepções e categorizações. Tópicos Educacionais, n. 2, jul/dez, 2016.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 4ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús.; FERNANDEZ, Manuel. Introducción. In: BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús.; FERNANDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa em educación. Guía para indagar em el campo. Madrid: Editorial La Muralla, 1998.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 02, p. 359-371, mai/ago, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a11v32n2.pdf

DINIZ-PEREIRA, Julio Emilio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7445/4808.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FIORI, José Luís. Estado do Bem-Estar Social: Padrões e Crises. IEA/USP; publicações/textos/economia, 199?. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/fioribemestarsocial.pdf Acesso em: 19/12/2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Fazer a aula com Cartas Pedagógicas: legado de Paulo Freire e experiência de reinvenção no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1-20, 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35283.

FREY, H. Ana, você se recorda do projeto escola cidadã? Crítica Educativa, 6(1), 1–08, 2020. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/463.

FREY, H. A travessia: primeiras aproximações a uma outra maneira de vivenciar a experiência formativa. In: SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; MORAIS, J. de S. M.; VIEIRA, J.; BRITO, S. A. da S. (Org.). Diálogos entrecruzados, modos de narrar e pesquisa-vida-formação. 1ed. Curitiba: CRV, 2023. p. 89-102.

GATTI, Bernadete; ANDRE, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. (Org.) Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2023.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf

JOSSO, Marie-Christine. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Entrevistador: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.2, ago./dez. 2009. pp. 136-139. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_educacao/pdf/volume_2_2/11_josso.pdf. Acesso em: 06 jul. 2022.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, jan./fev./mar./abr., n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt&format=pdf.

MARSHALL, Thomas H. Cidadania e classe social. SP: Editora Unesp, 2021.

MARTINS, Paulo H. Sociologia na América Latina: giros epistemológicos e epistêmicos. Revista Sociedade e Estado – Volume 34, Número 3, Setembro/Dezembro 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030003

NÓVOA, A. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. 2ed. Natal: EDUFRN, 2014.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino. O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, 2(1) pp. 6-26, 2017. Disponível em: http://investigacioncualitativa.com/index.php/revista/article/view/46.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: CLACSO. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Clacso: Buenos Aires, 2005.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: a intriga e a narrativa histórica (v. 1). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016.

SICARDI NAKAYAMA, Bárbara C. M. Leitura e produção do conhecimento e potencialidade heurística das narrativas educativas. In: NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. (Org.). Narrativas de Professores em Formação – o Significado de ser Pedagogo. Jundiaí: Paco Editorial: 2015, p. 15-36.

XAVIER, Libânia Nacif. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação. v. 19. n. 59 out-dez, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900002.

WEFFORT, Francisco Correa (Org.). Os clássicos da política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau e "O Federalista". 14ed. São Paulo: Ática, 2014. v.1.

Published

2025-06-10

How to Cite

FREY, Henrique; NAKAYAMA, Barbara Cristina Moreira Sicardi. Teaching as a path: discoveries in higher education. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e19027, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19027. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/19027. Acesso em: 28 jun. 2025.

Issue

Section

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.