ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO-PESQUISA

Autores

  • magna silva cruz Instituto Federal de Pernambuco
  • Catarina Souza
  • Francisco Assis
  • Sandra Silva
  • Hugo Barros

Resumo

Este trabalho corresponde a uma pesquisa qualitativa, com enfoque dialético, desenvolvida em duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e outra privada, que teve por objetivo compreender as concepções e práticas de professores/as do ensino superior referentes à organização da prática docente, na articulação entre pesquisa-ensino, visando à construção de competências nos alunos. Nosso estudo fundamentou-se nas discussões sobre a constituição da prática docente no ensino superior, sua organização e as possibilidades de mobilização de competências pelos alunos e professores/as por meio de/na prática docente (PIMENTA & ANASTASIOU, 2002; CUNHA, 1998; SANTOS, 2004; TARDIF, 2002; ZEICHNER, 1993, ZABALA, 1998; PERRENOUD, 1998, dentre outros). Foram utilizadas, como procedimentos metodológicos: a análise documental, entrevista semi-estruturada, com duas professoras, e duas observações de sala de aula, em cada turma. A análise dos resultados apontou que a concepção dos professores/as e a sua prática docente estão caminhando para uma transição paradigmática que prioriza a construção de competências nos alunos para o exercício da docência, na perspectiva de um ensino pautado por uma concepção de pesquisa que prioriza a atitude investigativa.

Biografia do Autor

magna silva cruz, Instituto Federal de Pernambuco

professora de educação do IFPE, doutoranda em educação pelo PPGE da UFPE, formadora do CEEL/UFPE, parecerista e avaliadora do MEC em programas do PNLD, PNLDA, e provinha brasil.

Downloads

Publicado

27/05/2012

Como Citar

CRUZ, magna silva; SOUZA, C.; ASSIS, F.; SILVA, S.; BARROS, H. ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO-PESQUISA. Debates em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/171. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos