REFLEXÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS SOBRE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Nelson Luca Pretto UFBA
  • Nicia Cristina Rocha Riccio UFBA
  • Socorro Aparecida Cabral Pereira UFBA

Resumo

Com o advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e consequentemente a emergência da cibercultura, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) disponíveis no ciberespaço têm favorecido a produção e socialização de saberes entre diferentes atores sociais. Desta forma, este artigo pretende trazer uma reflexão sobre o conceito de ambientes virtuais de aprendizagem e relacioná-lo com outros elementos encontrados no ciberespaço como os sistemas de gerenciamento de cursos e as comunidades virtuais, não como categorias dicotômicas e sim como integrantes de um mesmo processo. Em seguida, objetivando ressaltar a importância das escolhas com relação às propostas comunicacional e pedagógica, buscaremos discutir elementos essenciais na utilização de AVA, focando no papel da interatividade e da colaboração nestes ambientes.

Downloads

Publicado

21/01/2009

Como Citar

PRETTO, N. L.; RICCIO, N. C. R.; PEREIRA, S. A. C. REFLEXÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS SOBRE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Debates em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/31. Acesso em: 18 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos