GAMES E VIOLÊNCIA NUMA PERSPECTIVA DE GÊNERO

Autores

  • Maria da Luz Olegário UFCG
  • Rosangela de Araujo Lima UFPB
  • Leónidas Leão Borges CEFET-AL

Resumo

O artigo aborda o tema jogos eletrônicos e violência, ampliando o debate sob o viés de gênero.  A partir da observação e análise de entrevistas de freqüentadores/as de lan houses problematizamos uma nova modalidade de violência causada pelo impedimento simbólico da mulher, agora, tecnológico e virtual. Assim, denunciamos sua exclusão de um ambiente de aprendizagem, que se sabe capaz de ampliar o potencial cognitivo do ser humano e, consequentemente, a transformação de sua realidade. Como referencial teórico, recorremos aos estudos desenvolvidos por autores como Bourdieu, Castells, Giddens, dentre outros/as que fundamentam a discussão proposta.

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Publicado

22/01/2009

Como Citar

OLEGÁRIO, M. da L.; LIMA, R. de A.; BORGES, L. L. GAMES E VIOLÊNCIA NUMA PERSPECTIVA DE GÊNERO. Debates em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/35. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos