O(A) ALUNO(A) COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE MACEIÓ/AL

Autores

  • David dos Santos Calheiros UFAL
  • Neiza Frederico de Lourdes Fumes UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n5p63

Resumo

Nos anos recentes temos observado um número crescente de pessoas com alguma deficiência a frequentar escolas regulares brasileiras e a avançar em seu nível de escolaridade.  Uma das consequências deste processo é que há uma ampliação no número de matrícula desses(as) alunos(as) na educação superior no Brasil. Sendo assim, esta pesquisa propôs-se a analisar o processo de inclusão de alunos(as) com deficiência em instituições do ensino superior da cidade de Maceió/Alagoas. Analisamos a opinião de universitários(as) com deficiência, sobre o processo de inclusão na educação superior, através de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados confirmaram que a inclusão dos alunos com deficiência nas instituições de ensino superior da cidade de Maceió/Alagoas configura-se como algo ainda novo e que sofre interferências prejudiciais devido ao preconceito, à falta de acessibilidade, à ausência de recursos que possibilitem a permanência dos alunos com deficiência, entre outros.

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Publicado

2012-05-27

Como Citar

CALHEIROS, David dos Santos; FUMES, Neiza Frederico de Lourdes. O(A) ALUNO(A) COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE MACEIÓ/AL. Debates em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 63, 2012. DOI: 10.28998/2175-6600.2011v3n5p63. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/557. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos