TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS PROFESSORES INICIANTES E SUAS PRÁTICAS

Autores

  • Eliane Greice Davanço Nogueira UEMS
  • Ana Paula Gaspar Melin UNIDERP-ANHANGUERA
  • Ordalia Alves Almeida UFMS

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n6p33

Resumo

No presente artigo pretende-se apresentar as análises dos resultados parciais obtidosatravés de uma pesquisa junto a professores iniciantes da Educação Infantil e aos acadêmicos residentes. O objetivo dessa pesquisa foi investigar a construção do trabalho docente, seus desafios e seus fatores determinantes. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-formação cujos participantes são ao mesmo tempo sujeitos da pesquisa e sujeitos que se formam com/nela. Os participantes aprendentes constroem suas narrativas e tecem comentários sobre o desenvolvimento das pautas e das modalidades do trabalho autobiográfico, construindo suas capacidades de escuta e de partilha, atentos às considerações sobre formação tecidas ao longo do trabalho. A pesquisa tem nos revelado aspectos imprescindíveis à formação docente e ao trabalho do professor na fase de inserção à docência.

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Publicado

04/09/2012

Como Citar

NOGUEIRA, E. G. D.; MELIN, A. P. G.; ALMEIDA, O. A. TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS PROFESSORES INICIANTES E SUAS PRÁTICAS. Debates em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 33, 2012. DOI: 10.28998/2175-6600.2011v3n6p33. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/622. Acesso em: 29 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos