A EXTENSÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO:

ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A IMPLANTAÇÃO E REFLEXOS DA RESOLUÇÃO 04/2018/UFAL EM CURSOS DE BACHARELADOS NA UFAL.

Autores

  • DÉBORA CESAR BATISTA DE OLIVEIRA Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Alex Sousa de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumo

Atividades de extensão são ações da Universidade desenvolvidas, principalmente, junto à comunidade externa, em geral, vinculadas com atividades de ensino e/ou  de pesquisa a partir da instituição. Conforme o artigo 207/CF - 1988, a universidade política, pedagógica e didaticamente se constitui do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. No âmbito da Universidade Federal de Alagoas, a Pró-Reitoria de Extensão - PROEX tem por finalidade contribuir para o fortalecimento de uma política universitária capaz de articular e consolidar a relação entre ensino-pesquisa e extensão, e assim viabilizar trocas educativas, culturais e científicas com a sociedade. Neste sentido, cabe à PROEX o permanente monitoramento dessas ações extensionistas. Este texto busca demonstrar  dados sobre a implementação da curricularização da extensão nos bacharelados da UFAL. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica-documental a partir do Projeto “Extensão na Agenda” que possibilitou não somente o delineamento e a consolidação dos dados bem como uma apresentação quantitativa preliminar de informações relacionadas à política da Extensão Universitária, no âmbito da UFAL, especificamente sobre a Curricularização da Extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DÉBORA CESAR BATISTA DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante do Curso de Serviço Social da UFAL.

Alex Sousa de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduação em Letras - UEMA - MA - BR

Graduado em Pedagogia - UNINTER - PR

Bacharel em Direito - ESTÁCIO DE SÁ - AL.

Mestrado em Educação - UCDB - MS - BR

Mestrando em Sociologia Juridica - UNLP - ARG. 

Doutorado em Ciências da Educação - UTIC - ASU - PY

Técnico em Assuntos Educacionais - TAE.

Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Referências

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima; PRATA, Michelle Santana; BATALHA, Taila Beatriz Silva; COSTA, Carmen Lúcia Neves do Amaral; NETO, Irazano de Figueiredo Passos. Contribuições da Extensão Universitária. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, pp. 141-148, v. 1, n. 16, mar., 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Módulo Acadêmico UFAL SIE WEB. 2009. Disponível em: <https://sistemas.ufal.br/>. Acesso em: dezembro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Projetos Pedagógicos. Disponível em: <https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos> Acesso em: dezembro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. Dispõe sobre os procedimentos para implantação da extensão como componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Ufal. INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX N° 01/2021 DE 09 DE ABRIL DE 2021. Disponível em: <https://ufal.br/estudante/graduacao/coordenacoes/instrucoes-normativas/proex-01-2021.pdf/view> Acesso em: dezembro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores - SECS/UFAL. Regulamenta as ações de extensão como componente curricular obrigatório nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação da UFAL. RESOLUÇÃO N° 04/2018 CONSUNI/UFAL, 19 de fevereiro de 2018. Disponível em: <https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/rco-n-04-de-19-02-2018.pdf/view> Acesso em: dezembro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. 2006. Disponível em: <https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/home.jsf>. Acesso em: dezembro de 2022.

Publicado

11-10-2023

Como Citar

BATISTA DE OLIVEIRA, D. C., & Sousa de Oliveira, A. (2023). A EXTENSÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO:: ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A IMPLANTAÇÃO E REFLEXOS DA RESOLUÇÃO 04/2018/UFAL EM CURSOS DE BACHARELADOS NA UFAL . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(15). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15507