Edições anteriores
-
Edição Especial - Anais de Enfermagem/2023
v. 12 n. 14 (2023)Através da temática central “Distúrbios do Sono”, em comemoração ao Dia Mundial do Sono, o V Congresso de Inovação e Tecnologia em Diagnóstico Laboratorial (CInTec) e o V Encontro Científico do Agreste Alagoano dos Distúrbios do Sono (ECAADS), ano 2022, foram organizados pela Word Sleep Society e sediados na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, campus Arapiraca.
Uma série de produções acadêmicas promovidas por diversos pesquisadores, acadêmicos e população em geral, abordando tais temáticas, foram divulgadas durante cada evento em 2022.
Estudos, pesquisas e relatos de experiências de estudantes da UFAL e de outras Ies, apresentados nesses dois congressos, foram compilados no formato de resumos expandidos para serem divulgados nesta edição especial relacionada à área temática de Extensão “Saúde”, intitulada “Anais da Enfermagem”.
Para dar visibilidade às produções de autores alagoanos, esta edição traz resumos expandidos de alguns trabalhos apresentados durante o V CInTec e o V ECAADS.
Assim, convidamos a todos ao encontro de tais produções, através das leituras dos manuscritos a seguir para conhecerem, em parte, a dimensão da troca de experiências que culminou no fortalecimento do trabalho em grupo, integrando conhecimentos de várias áreas da Academia, relacionadas, principalmente à Saúde.
Quem lê, fortalece a memória...
Quem dorme bem, sedimenta a memória de longo prazo e envelhece com mais saúde!
Comissão Organizadora do Evento e Equipe Editorial da Revista.
-
EDIÇÃO REGULAR - 1º SEMESTRE 2023
v. 12 n. 13 (2023)A Revista Extensão em Debate abre mais uma de suas edições regulares, ano 2023. Trata-se da série nº 13, que inicia o volume nº 12 do periódico.
É uma edição com caráter inovador para a Revista porque a partir dela o periódico adota o sistema de publicação em Ahead of Print (AOP). É uma modalidade de publicação avançada de produções textuais científicas. Os manuscritos são publicados, separadamente, antes da composição final dos números. O objetivo é contribuir para o avanço da pesquisa científica e da divulgação do conhecimento por meio da célere comunicação dos resultados. Quanto mais rápido as produções são indexadas na Revista, tão logo são disponibilizados para acesso, citação e disseminações de tais produções.
Como a própria nomenclatura indica, os manuscritos publicados como AOP são aqueles cuja divulgação foi adiantada e que serão incluídos numa composição final ao término do ciclo editorial de cada semestralidade civil adotada pela Revista. A publicação sob a modalidade Ahead of Print será sempre utilizada respeitando o princípio da antecipação da publicação e o final do processo de editoração de cada manuscrito. A novidade é que tão logo concluso processo editorial de cada produção, de imediato, ela será inserida na edição em aberto, na forma de Ahead of Print (AOP).
Embora o texto publicado na forma de AOP seja um documento em transição, considera-se que este já representará a sua versão final para a edição a que estará vinculado, uma vez que tal texto já passou por todas as etapas do processo editorial.
A natureza do AOP se dar exatamente pelo fato de a produção ser publicada num período de transição para a composição de um número final de uma dada edição cujo ciclo se fechará com o encerramento do interstício semestral.
A edição regular nº13/2023 (semestralidade janeiro - junho) permanecerá aberta para publicar todos os manuscritos que tiverem concluídas suas etapas editoriais até dia 30/06/2023.
Convidamos a todas a pessoas a se deleitarem nas produções textuais, cujo processo editorial já se encerrou e,portanto, se encontram aptas para a publicação nesta edição que ora se abre para leituras.
Cordialmente,
Maceió (AL), fevereiro de 2023.
Prof. Dr. Cezar Nonato Bezerra Candeias.
Presidência do Conselho Editorial da Revista/ Pró-Reitor de Extensão.
Instagram: https://www.instagram.com/rev.extensaoufal/
-
EDIÇÃO ESPECIAL - Atividades Curriculares de Extensão (ACEs): Ofertas e Vivências na UFAL.
v. 11 n. 10 (2022)APRESENTAÇÃO
Em fevereiro de 2022, a Ufal completou 04 anos de publicação da resolução nº04/2018/CONSUNI/UFAL. Por esta normativa, a Universidade normatizou meios didáticos e pedagógicos norteadores para o processo de inserção das A.C.Es – atividades curriculares de extensão. Conforme a referida resolução, são consideradas atividades extensionistas a serem ofertadas na forma de A.C.E projetos, cursos, eventos e produtos vinculados a, pelos menos, um programa de extensão, de acordo com o desenho didático pedagógico definido em cada PPC (projeto pedagógico de curso das graduações ofertadas pela Universidade.
Neste ano, a UFAL contabiliza 78 graduações que dispõem em seus Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) ações extensionistas que devem ser ofertadas na forma de componente curricular obrigatório, as denominadas A.C.Es.
A partir desta edição especial, intitulada “Atividades Curriculares de Extensão (ACEs): Ofertas e Vivências na UFAL”, a revista Extensão em Debate, um dos periódicos eletrônicos da Universidade, busca reservar um espaço especial para dar lugar e voz às pessoas da Academia que, de alguma forma, vivenciaram momentos de contatos com as diversas atividades de extensão, mediante a oferta das ACEs, executadas pela Universidade Federal de Alagoas.
Portanto, a edição especial nº10, vol. 11, ano 2022, ora apresentada, deve ser vista como a porta e, apenas, a primeira, dentre as várias edições que ainda virão, versando sobre esta temática.
Trazemos para todas as pessoas interessadas na temática, num leque diverso e das mais variadas formas textuais (cartas pedagógicas, crônicas dissertativas, artigos, relatos de experiências, resumos expandidos e produtos de extensão), uma sequência rica contendo 30 produções em que, ao requinte linguístico textual de cada autor/a, é apresentada uma diversidade de experiências daquelas pessoas que dedicaram um tempinho para descrever suas maravilhosas vivências em atividades curriculares de extensão!
Desde já, agradecemos a todas as pessoas autoras de cada produção! E fazemos o convite para nos deleitarmos nessas fantásticas experiências extensionistas, através das leituras de textos ora publicados!
Maceió (AL), dezembro de 2022.
Prof. Dr. Cezar Nonato Bezerra Candeias.
Presidência do Conselho Editorial da Revista/ Pró-Reitor de Extensão.
Instagram: https://www.instagram.com/rev.extensaoufal/
-
EDIÇÃO ESPECIAL CIRCUITO PENEDO DE CINEMA.
v. 11 n. 09 (2022)A 5ª Edição Especial “CIRCUITO PENEDO DE CINEMA ”, através da Revista Extensão em Debate, traz textos apresentados durante as edições de 2017 a 2021 do referido evento cultural.
São produções que trazem uma forma revestida e conjunta com diversas significações. De um lado, reafirma a necessária publicização e a garantia do amplo acesso à produção do saber construído e veiculado por estudantes e pesquisadores das áreas do Cinema, das Artes e das Linguagens de todos os cantos do Brasil.
Doutra sorte, esta Edição se dar no mesmo contexto em que se reinaugura a volta dos eventos culturais ao formato presencial: espaços que ampliam trocas e sociabilidades, momentos insubstituíveis e de contatos necessários à práxis humana.
Ao apresentar essa nova edição especial on-line, a organização do Encontro de Cinema Alagoano, em forma preambular, lamenta e chora as perdas irreparáveis do último biênio ao mesmo tempo em que conclama a todas as pessoas a perseguirem na construção de um Brasil cada vez mais igualitário, mais justo e mais fraterno, tendo, dentre outros, a Educação, a Arte e a Cultura como elementos para esses pilares.
Diacronicamente, ressalta-se ter sido a partir das edições do Circuito Penedo de Cinema ter surgido o evento chamado Encontro de Cinema Alagoano, dentro do qual se há dado, dentre outras atividades, a realização de apresentação de trabalhos acadêmicos, os quais são publicados através de edições especiais na Revista Extensão em Debate.
Este evento, em 2022, trilhou a sua 12ª edição ininterrupta, sinônimo de fortalecimento, de ânimos e de resistência de todas as pessoas envolvidas nesse grande “circuito da arte cinematográfica”, no Estado de Alagoas.
No processo de retomada das atividades presenciais, em atenção aos vários trabalhos selecionados, a compilação desta 5ª edição se apresenta para além de um simples amontoado de textos, de modo a ser considerado como uma reconstrução e estímulo ao que estar por vir.
São trazidos à baila, textos em formatos diferentes de comunicações: desde artigos, relatos a resumos expandidos. Aos cuidados de uma Comissão Científica Própria do Evento, houve a seleção, a avaliação e a ordenação de cada texto apresentado nessa edição.
Todas as pessoas leitoras são convidadas para o deleite de cada produção que, de maneira formal, ao rito da Academia, não deixou de trazer estruturas textuais com uma prosaica que, ao mesmo tempo, dialogam com o encanto da arte de Cinema: uma das formas mais lindas da Linguagem humana.
Equipe Organizadora do Evento de Cinema & Editores da Revista.
-
Curricularização da Extensão na Universidade Federal de Alagoas
v. 6 n. 5 (2019)A Revista Extensão em Debate (REXD) apresenta, por esse expediente, a Edição Especial Nº 05.Vol.06, ano 2019. Por ela, trazemos à baila, para a comunidade acadêmica tanto local como no âmbito nacional, exemplares enriquecedores de registros normativos e práticas exitosas decorrentes do processo inicial de curricularização/creditação da extensão universitária na Universidade Federal de Alagoas/UFAL.São nove (09) textos que foram avaliados por uma Comissão de Avaliadores e Pareceristas designados. Tratam-se de relatos de experiências e resenhas, submetidos entre os meses de setembro a novembro desse ano, em atendimento a edital especial, publicado para esse fim.Nesse prisma, essa edição encontra-se organizada em duas seções, publicando 05 (cinco) relatos de experiências e 04 (quatro) resenhas. São manuscritos de autores docentes, discentes e técnicos da Universidade Federal de Alagoas que, de forma direta ou indireta, estiveram ligados aos processos iniciais da curricularização da Extensão nos currículos diversos de cursos de graduação da Ufal.
Esperamos contribuir não somente para a sociedade acadêmica da UFAL, mas também para todos/as que estejam envolvidos/as no processo de desenvolvimento das práticas de extensão curricularizada nas diversas universidades brasileiras. -
2ª Edição Especial - Cinema
O segundo número especial da Revista de Extensão reúne mais uma vez discussões sobre o audiovisual e suas conexões com outras linguagens artísticas. Os artigos e resumos foram produzidos por estudantes e professores de universidades brasileiras, e submetidos ao processo de seleção do IV Encontro de Cinema de Alagoas (2014). O Encontro é uma ação do IV Festival de Cinema Universitário de Alagoas, um projeto de Extensão, que envolve a Unidade de Ensino de Penedo e as Pró-reitorias de Extensão e Estudantil da Universidade Federal de Alagoas.
Um aspecto recorrente nos artigos é a análise de filmes brasileiros e nacionais. Atuando nessa linha, destacam-se: De Maria Flor etc. à Farpa: uma questão de adaptação, de Franciely Tiburtino Pereira e Rafaela Simias Aragão; A feiticeira da paixão: da tragédia euripidiana ao cinema de Pasolini, de Ana Flávia Ferraz e Otávio Cabral; Etnografia Fílmica: Lugares, corpos e subjetividades nas cenas de Amarelo Manga, Cícero Rogério do Nascimento; O cinema como simulacro: uma análise da violência cotidiana através do filme Laranja Mecânica, de Alisson Gutemberg da Silva Souza; O som do filme Magnólia (1999) de Paul Thomas Anderson, Caíque Pimentel Guimarães; A Estética da Indeterminação nos filmes Serras da Desordem e Filmefobia, de Wislan Esmeraldo de Oliveira; Da fragmentação da cidade de Maceió ao filme, de Thiago José da Silva Almeida; Novo Extremismo Francês e o Tempo por Subtração em Noé, de Lohayne Gomes de Lima; Adaptações de Medeia, de David Lopes da Silva.
Ressalta-se a preocupação de alguns articulistas com a relação do cinema e outros gêneros e linguagens, a presença de motivos recorrentes e a exploração de aspectos técnicos e simbólicos nos filmes. Seguem esse percurso investigativo os artigos: O cinema como instrumento de (des)construção ideológica, Cinema e persuasão, Bruna Marques da Silva; O Mercado do Folhetim: Entre o Jornal, o Cinema e a Televisão, Aguimario Pimentel Silva; O Roteiro de Cinema, Huldyana Lopes de Paiva e Bruno Sérgio Franklin de Farias Gomes; Algum Lugar entre o Céu e a Terra: o mar como utopia cinematográfica, de Renata França Bezerra de Macêdo; Apropriação de Recursos e Estratégias na Produção de Filme Animado, de Luhan Dias Souza; Arquitetura do cinema ficcional: O absurdo crível da ficção, de Alfredson Barbosa de Souza Teles; Como é bom produzir! Uma Experiência Audiovisual de Incentivo a Produção Textual em Sala de Aula, de Silvio Nunes da Silva Júnior. Dentro dessa perspectiva também se situam os resumos expandidos: A Literatura e o Cinema na Formação de Um Público Leitor, de Josiano Saulo Diniz e Diálogos entre Cinema e Teatro no Curta – Metragem Rua Dos Bobos, de Ohana Almeida de Sousa Assis.
Os trabalhos selecionados sinalizam o crescente interesse do meio acadêmico pelo cinema como objeto de pesquisa; e, sobretudo, confirmam a necessidade de aproximar cada vez mais essa área de conhecimento com o propósito da extensão universitária de agregar saberes interdisciplinares – educativo, cultural, científico e político – para a transformação sustentável da sociedade.
Uma boa leitura para todos!
-
Edição Especial - Cinema
Este número especial da Revista de Extensão traz uma série de artigos e resumos expandidos sobre diferentes temas do setor audiovisual no Brasil e no mundo. Os trabalhos foram selecionados a partir de uma chamada para o III Encontro de Cinema de Alagoas, realizada em 2013. O Encontro integra a programação acadêmica do III Festival de Cinema Universitário de Alagoas, um projeto de Extensão, que envolve a Unidade de Ensino de Penedo e as Pró-reitorias de Extensão e Estudantil da Universidade Federal de Alagoas.
As pesquisas que originaram os artigos ora apresentados debatem aspectos como a análise de filmes nacionais e estrangeiros: Construindo a cidade Vertov, construtivismo e a representação da metrópole, de Tereza Moreira de Azambuja Rodrigues; Curralinho, Cotiporã e o Mundo: das relações que surgem em A falta que me faz e Morro do Céu, de Wislan Esmeraldo de Oliveira; A Bela de Datena, a Bela de Buñuel e seus Símbolos, de Mayra Costa Pires; Bastardos Inglórios – a Cena, o Clima e o Ritmo no Chapter One, de Wislan Esmeraldo de Oliveira; Brecht e Lars Von Trier: hibridismo e antiilusionismo em Dogville (2003), de Otávio Gomes Cabral Filho e Ana Flávia Ferraz; as técnicas de produção: A construção poética do personagem de animação stop-motion na obra D.I.M de Marek Skrobecki e Histórico e desenvolvimento do stop-motion e dos personagens articulados no cinema de animação, de Giovanna Belico Cária Guimarães e Maurício Silva Gino; os impactos socioculturais e comunicacionais dos meios: Autorrepresentação e identidade social no cinema brasileiro contemporâneo, de Maria Beatriz Colucci e Alinny Ayalla Cosmo dos Anjos; Televisão na China – Produto e processo – desenvolvimento e ambientação da comunicação de massa na China, de Marcella Coppo Leite; Documentação Audiovisual do Pontal da Barra: Preservação da Memória Cultural Coletiva de um Povo, de Bernardo Manoel Monteiro Constant e Renata Louriane Moreira da Silva Menezes; O Audiovisual e o Documentário nos Cursos de Jornalismo, de Renato Levi Pahim e Para uma abordagem rítmica da sétima arte: aspectos não-narrativos unem a literatura ao cinema, de Mírian Sousa Alves.
Já os resumos são: A Questão da Autoria no Cinema de Jorge Furtado, de Cesar Felipe Pereira Carneiro; A Influência Do Cinema No Videoclipe: Uma análise a partir do videoclipe de Janie's Got A Gun, de Luana Vitorino Sampaio Passos; O documentário em foco: um estudo sobre a Extensão, de Anderson Vieira Otacilio de Barros; Os Diálogos entre o Regime Nazista e o cinema de Leni Riefensthal, de Krystila Andressa Costa da Silva; e Relato preliminar do projeto 'Cinema de Literatura' (Ufal-Arapiraca), David Lopes da Silva.
Com a divulgação dessas pesquisas acadêmicas, a Revista de Extensão, em seu número especial, pretende compartilhar conhecimentos, avanços e descobertas no âmbito do setor audiovisual. E espera-se com isso estar contribuindo para o movimento de transformação dessa área que tem um papel importante no processo de formação cultural do país. Boa leitura!