Publicado: 30-11-2022
A 5ª Edição Especial “CIRCUITO PENEDO DE CINEMA ”, através da Revista Extensão em Debate, traz textos apresentados durante as edições de 2017 a 2021 do referido evento cultural.
São produções que trazem uma forma revestida e conjunta com diversas significações. De um lado, reafirma a necessária publicização e a garantia do amplo acesso à produção do saber construído e veiculado por estudantes e pesquisadores das áreas do Cinema, das Artes e das Linguagens de todos os cantos do Brasil.
Doutra sorte, esta Edição se dar no mesmo contexto em que se reinaugura a volta dos eventos culturais ao formato presencial: espaços que ampliam trocas e sociabilidades, momentos insubstituíveis e de contatos necessários à práxis humana.
Ao apresentar essa nova edição especial on-line, a organização do Encontro de Cinema Alagoano, em forma preambular, lamenta e chora as perdas irreparáveis do último biênio ao mesmo tempo em que conclama a todas as pessoas a perseguirem na construção de um Brasil cada vez mais igualitário, mais justo e mais fraterno, tendo, dentre outros, a Educação, a Arte e a Cultura como elementos para esses pilares.
Diacronicamente, ressalta-se ter sido a partir das edições do Circuito Penedo de Cinema ter surgido o evento chamado Encontro de Cinema Alagoano, dentro do qual se há dado, dentre outras atividades, a realização de apresentação de trabalhos acadêmicos, os quais são publicados através de edições especiais na Revista Extensão em Debate.
Este evento, em 2022, trilhou a sua 12ª edição ininterrupta, sinônimo de fortalecimento, de ânimos e de resistência de todas as pessoas envolvidas nesse grande “circuito da arte cinematográfica”, no Estado de Alagoas.
No processo de retomada das atividades presenciais, em atenção aos vários trabalhos selecionados, a compilação desta 5ª edição se apresenta para além de um simples amontoado de textos, de modo a ser considerado como uma reconstrução e estímulo ao que estar por vir.
São trazidos à baila, textos em formatos diferentes de comunicações: desde artigos, relatos a resumos expandidos. Aos cuidados de uma Comissão Científica Própria do Evento, houve a seleção, a avaliação e a ordenação de cada texto apresentado nessa edição.
Todas as pessoas leitoras são convidadas para o deleite de cada produção que, de maneira formal, ao rito da Academia, não deixou de trazer estruturas textuais com uma prosaica que, ao mesmo tempo, dialogam com o encanto da arte de Cinema: uma das formas mais lindas da Linguagem humana.
Equipe Organizadora do Evento de Cinema & Editores da Revista.
CARTOGRAFIA SONORA DO CAMPUS DA UFRB: UM UNIVERSO DE SENTIDOS.
Jeferson Conceição Santos
POR UMA CRÍTICA DE CINEMA AFROCENTRADA.
Alex Santana França
A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NA INTERNET: ESTUDO DE CASO “PORTAL JOVEM NERD”.
Jônatas de Sousa Silva Pereira, Vanessa Avelar Barreto
ANALOGIAS ENTRE GESTO E CORPO.
Igor Alexandre Capelatto.
PERCEPÇÕES DA CIDADE: BREVE REFLEXÃO À LUZ DAS SALAS DE CINEMA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS (1950-1960).
Maria Viviane de Melo Silva
UMA REFLEXÃO ANTROPOLÓGICA SOBRE MEMÓRIA URBANA A PARTIR DO FILME FEBRE DO RATO.
Nuno Camilo Balduce Lindoso
O QUE SE VÊ AO VER UMA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA ? – UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA.
Marcus José Alves de Souza
FUNCULTURA AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO: DESAFIOS DA ACESSIBILIDADE.
Ellen de Sant’Ana Meireles
CINEMA E EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003.
Luciana Dias Andrade
MOCKUMENTARY: O FALSO DOCUMENTÁRIO NA NARRATIVA SERIADA CONTEMPORÂNEA.
Carlos Guilherme VOGEL
Taís Moreira Mendes da Cruz
LIBREFLIX: A CULTURA COLABORATIVA DO AUDIOVISUAL NUMA PLATAFORMA DE STREAMING.
Jamerson dos Santos Farias Soares
PROJETO CINE AXÉ: O CINEMA E OS SABERES.
David William Gomes dos Santos, Juliana da Silva Alves de Sena
CINEASTAS NEGRAS: PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA E POLÍTICAS DA COLETIVIDADE.
Luciana Oliveira Vieira
A INFLUÊNCIA DA PATERNIDADE NAS OBRAS DE STEVEN SPIELBERG.
João Gabriel Paz Diz Costa
SENSE8: ALTERIDADE E FICÇÃO FILOSÓFICA NA NARRATIVA SERIADA CONTEMPORÂNEA
Carlos Guilherme Vogel
QUANDO A HISTORIOGRAFIA ENCONTRA A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA: UMA ANÁLISE DO FILME A BRUXA.
Sóstenes Maurício Noronha Bezerra
A (RE)CRIAÇÃO DA INFÂNCIA NA SOCIEDADE MIDIÁTICA E SUAS REPRESENTAÇÕES NO AUDIOVISUAL.
Taís Moreira Mendes da Cruz
O ILÊ É SAGRADO: CANDOMBLÉ E MEIO AMBIENTE EM BESOURO.
Maria Viviane de Melo Silva, Natália Gabriela Barbosa Dill
LEI 13.0062014 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM O CINEMA.
Márcia Regina Galvan Campos
Sara Mabel Ancelmo Benvenuto , Isabela David de Lima Damasceno
CICLO (ARTHUR CAVALCANTE, 2013): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Arthur Luiz Cavalcante de Macêdo
EMPODERAMENTO: DE PRINCESA A REBELDE.
Graciela de Oliveira Mota, Vanesa Silva Cavalcante, Karlinne Laianne Cordeiro Santos
AUDIOVISUAL EM PERNAMBUCO: NOTAS SOBRE O PROGRAMA CINE DE RUA.
Osvaldo Luiz Emery, Janaína Guedes Monteiro Evangelista, Silvana Lumachi Meireles
A MULHER INVISÍVEL: O CASO DA MATRIARCA DE UMA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOS EM ALAGOAS.
Brenna Pacheco, Pedro Simonard Simonard
ROBERT ROSENSTONE E OS CINEASTAS-HISTORIADORES.
Roseane Monteiro Virginio
Ana Paola Vianna Ottoni de Siqueira, Michelle Ferrer
CINEMA, HISTÓRIA E RESSIGNIFICAÇÃO: OLHARES SOBRE “CABRA MARCADO PRAMORRER”, DE EDUARDO COUTINHO.
Ingryd Rodrigues da Silva, Maykson Douglas Santos da Silva
INSPIRAÇÃO LOLITA: UMA ANÁLISE SOBRE A ROMANTIZAÇÃO MIDIÁTICA.
Ana Luiza Maffessoni Leite, Dimitria Karine Pimentel de Oliveira
NOTAS SOBRE O CINEMA EXPERIMENTAL
Tiago Penna
A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO CINEMA E A REAFIRMAÇÃO FÍLMICA DO PROTAGONISMO FEMININO.
Aurora Almeida de Miranda Leão
FAZENDO UMA ETNOGRAFIA VISUAL ENTRE OS TINGUI BOTÓ/AL.
Adriano Cabral da Silva
INTACTA RETINA: CINEMA, EDUCAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias , João Batista Menezes Bittencourt, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
CINEMAS DE RUA: SOCIABILIDADES, DECADÊNCIA E MORALIDADE EM MACEIÓ (1960-1980).
Beatriz Souza Vilela
AUTOESTIMA DA MULHER NEGRA NO CINEMA: RESSIGNIFICAÇÕES E NOVAS FORMAS DE RETRATAÇÃO.
Paula Berle Bezerra de Melo