DIREÇÃO DE ARTE EM CURTAS METRAGENS DE FICÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSODE CRIAÇÃO E CONCEITO VISUAL DO FILMEVALE DO VENTOETERNO.

Autores

  • Michelle Ferrer UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Paola Vianna Ottoni de Siqueira UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Direção de arte; cinema; Curta metragem de ficção científica; Audiovisual potiguar;

Resumo

Este trabalho procura relatar o processo criativo de construção conceitual e imagética do primeiro filme curta metragem de ficção científica feito no estado do Rio Grande do Norte. O curta Vale do Vento Eterno, foi dirigido por Pedro Medeiros e produzido pelas produtoras potiguares Astromar filmes e Prisma filmes. Como parte do processo de criação foi realizado um levantamento de referências iconográficas e filmográficas de produções dirigidas por cineastas como Andrei Tarkovsky e Emmanuel Lubezki. Dentre os objetivos desta pesquisa está avaliar a contribuição do trabalho da direção de arte e seu papel do ponto de vista técnico e estético no trabalho em que está inserido. O contexto geral do trabalho se dá na tentativa de reconhecer o papel da direção de arte em um filme distópico seja como elemento na construção da atmosfera do filme, seja como força estruturante da imagem cinematográfica.


Warning: file_put_contents(): Only -1 of 23 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/sites-maceio/institucional/ufal/seer/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90

Biografia do Autor

Michelle Ferrer, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Orientador do trabalho. Jornalista graduada pela UNP, com mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela UFRN. Professora dos Cursos de Comunicação Social da UFRN e da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Potiguar- UNP.

Ana Paola Vianna Ottoni de Siqueira, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Estudante de Graduação, 9º período, no curso de Artes Visuais pela UFRN. Aluna voluntária de iniciação científica pelo DEART UFRN. Diretora e produtora de arte DRT 5076.

Referências

AFFRON, Charles e Mirella. Sets in Motion: Art Direction and Film Narrative. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995.

BUTRUCE, Débora Lúcia Vieira. A direção de arte e a imagem cinematográfica: sua inserção no processo de criação do filme brasileiro dos anos 1990. Dissertação de Mestrado, Pós-­‐graduação, UFF, Niterói, 2005.

BUTRUCE, Debora; BOUILLET, Rodrigo ( orgs.). A direção de arte no cinema brasileiro. Disponível em: < http://mostradirecaodearte.com.br/Catalogo_A_Direcao_de_Arte_no_Cinema_Brasileiro.pdf >. Acesso em: 6 abr. 2017.

ETTEDGUI, Peter. Diseño de Producción & Dirección Artística. Barcelona: Oceano, 2001,

HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo Editora SENAC e edições SESC,2014.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

30/11/2022

Como Citar

Ferrer, M. ., & Vianna Ottoni de Siqueira, A. P. . (2022). DIREÇÃO DE ARTE EM CURTAS METRAGENS DE FICÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSODE CRIAÇÃO E CONCEITO VISUAL DO FILMEVALE DO VENTOETERNO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14626