DIREÇÃO DE ARTE EM CURTAS METRAGENS DE FICÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSODE CRIAÇÃO E CONCEITO VISUAL DO FILMEVALE DO VENTOETERNO.

Autores

  • Ana Paola Vianna Ottoni de Siqueira UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Michelle Ferrer UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Direção de arte; cinema; Curta metragem de ficção científica; Audiovisual potiguar;

Resumo

Este trabalho procura relatar o processo criativo de construção conceitual e imagética do primeiro filme curta metragem de ficção científica feito no estado do Rio Grande do Norte. O curta Vale do Vento Eterno, foi dirigido por Pedro Medeiros e produzido pelas produtoras potiguares Astromar filmes e Prisma filmes. Como parte do processo de criação foi realizado um levantamento de referências iconográficas e filmográficas de produções dirigidas por cineastas como Andrei Tarkovsky e Emmanuel Lubezki. Dentre os objetivos desta pesquisa está avaliar a contribuição do trabalho da direção de arte e seu papel do ponto de vista técnico e estético no trabalho em que está inserido. O contexto geral do trabalho se dá na tentativa de reconhecer o papel da direção de arte em um filme distópico seja como elemento na construção da atmosfera do filme, seja como força estruturante da imagem cinematográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paola Vianna Ottoni de Siqueira, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Estudante de Graduação, 9º período, no curso de Artes Visuais pela UFRN. Aluna voluntária de iniciação científica pelo DEART UFRN. Diretora e produtora de arte DRT 5076.

Michelle Ferrer, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Orientador do trabalho. Jornalista graduada pela UNP, com mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela UFRN. Professora dos Cursos de Comunicação Social da UFRN e da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Potiguar- UNP.

Referências

AFFRON, Charles e Mirella. Sets in Motion: Art Direction and Film Narrative. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995.

BUTRUCE, Débora Lúcia Vieira. A direção de arte e a imagem cinematográfica: sua inserção no processo de criação do filme brasileiro dos anos 1990. Dissertação de Mestrado, Pós-­‐graduação, UFF, Niterói, 2005.

BUTRUCE, Debora; BOUILLET, Rodrigo ( orgs.). A direção de arte no cinema brasileiro. Disponível em: < http://mostradirecaodearte.com.br/Catalogo_A_Direcao_de_Arte_no_Cinema_Brasileiro.pdf >. Acesso em: 6 abr. 2017.

ETTEDGUI, Peter. Diseño de Producción & Dirección Artística. Barcelona: Oceano, 2001,

HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo Editora SENAC e edições SESC,2014.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Vianna Ottoni de Siqueira, A. P. ., & Ferrer, M. . (2022). DIREÇÃO DE ARTE EM CURTAS METRAGENS DE FICÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSODE CRIAÇÃO E CONCEITO VISUAL DO FILMEVALE DO VENTOETERNO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14626

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.