NOTAS SOBRE IMAGENS-PASSAGENS: O ENSAÍSMO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO.

Autores

  • Raquel do Monte UFAL

Palavras-chave:

Cinema ensaio. Estética fílmica. Teoria do Cinema.

Resumo

A proposta do trabalho consiste em pensar o ensaio como uma forma de inscrição na cultura audiovisual e, para tanto, serão utilizados como recursos de exploração a contemplação e, em seguida, a reflexão em torno do seu corpo, suas formas e presença nos meios de comunicação do mundo pós-industrial. A ancoragem teórica dar-se-á a partir de uma costura elaborada na atmosfera formada pela Teoria do Cinema e derivada da ressonância do pensamento filosófico, literário e estético. Nosso ponto de partida para a formação do conjunto epistêmico que pretendemos elaborar é o texto “O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker”, de Timothy Corrigan e a observação e análise da Trilogia da Solidão do cineasta e artista brasileiro Cao Guimarães. Diante disso, cabe compreender, segundo um pensamento pós-estruturalista, de que modo a escrita ensaística possibilita a existência de um produto audiovisual que escapa do paradigma representacional e converge para o regime sensível intitulado lógica da sensação (DELEUZE, 2007). Sobre esse aspecto, pensar o Cinema é dar-se conta também das potencialidades, linhas de força, cartografias e temporalidades que advém do processo de criação e materialidade do que a crítica convencionou chamar de filme-ensaio.  Diante do exposto, a proposta busca responder a seguinte questão: como o filme-ensaio pode traduzir formas-pensamento no mundo contemporâneo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel do Monte, UFAL

 Raquel do Monte é professora de Audiovisual da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Comunicação, realiza há dez anos pesquisa no campo cinematográfico, sobretudo, no âmbito da Teoria do Cinema. Atua também como curadora de mostras de cinema.

Referências

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura 1. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.

ASTRIC, Sylvie (org.). Le film-essa: identification d'un genre. Bibliothèque du Centre Georges Pompidou, Paris, 2000.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2003.

__________________. Cinema 2: A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (ORG.) O ensaio no cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec Editora, 2015.

Publicado

30-11-2022

Como Citar

do Monte, R. . (2022). NOTAS SOBRE IMAGENS-PASSAGENS: O ENSAÍSMO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14474

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.