EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE UM PROJETO DE CINECLUBE NAS ESCOLAS
EXTENSION IN THE SOCIAL SCIENCES CURRICULUM: THE PARTICIPATORY CONSTRUCTION OF A FILM CLUB PROJECT IN SCHOOLS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19440Palavras-chave:
Extensão nas escolas, Cineclube, Cinema e política, Extensão universitária, UfalResumo
Este artigo relata a experiência de implementação do projeto-piloto Cine Sociais, desenvolvido no âmbito da disciplina Práticas de Extensão em Ciências Sociais II da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O cineclube integrou cinema e política em torno do objetivo de estimular o senso crítico, a consciência político-social e ampliar o conhecimento e o repertório cinematográfico de estudantes do ensino médio a partir da exibição e da análise fílmica, precedidas da realização de uma oficina de cinema. Na oficina, a metodologia empregada incluiu a prática do diálogo e da argumentação, por meio de um grande jogo no qual, em equipes, os estudantes exercitam a construção de sinopses de filmes. Numa segunda etapa, eles assistiram e foram orientados na análise do filme “A Mulher Rei”, um épico histórico dirigido por Gina Prince-Bythewood, bem avaliado pela crítica, embora com restrições da comunidade afrodescendente pela imprecisão histórica, evidenciada no debate. Executado na Escola Estadual Geraldo Melo Santos, o projeto se mostrou eficaz no engajamento dos alunos e no fomento da discussão sobre temas como resistência ao colonialismo, identidade cultural e protagonismo feminino. Os resultados também apontam para um ganho significativo na formação dos futuros cientistas sociais, que se exercitam na prática pedagógica dialógica e estimuladora da autonomia, da liberdade e no ensino-aprendizado de um público instigante, os adolescentes. Além disso, o Cine Sociais evidenciou o potencial do cinema como ferramenta educativa para conectar teoria e prática, na extensão acadêmica, que extrapola os muros da universidade.
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Referências
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