EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE UM PROJETO DE CINECLUBE NAS ESCOLAS

EXTENSION IN THE SOCIAL SCIENCES CURRICULUM: THE PARTICIPATORY CONSTRUCTION OF A FILM CLUB PROJECT IN SCHOOLS

Autores

  • Francialy Clarissa Melo dos Santos UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque Instituto de Ciências Sociais (ICS/UFAL)
  • Antonio José da Silva Neto Instituto de Ciências Sociais (ICS/UFAL)
  • Heloize Lopes de Souza Instituto de Ciências Sociais (ICS/UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19440

Palavras-chave:

Extensão nas escolas, Cineclube, Cinema e política, Extensão universitária, Ufal

Resumo

Este artigo relata a experiência de implementação do projeto-piloto Cine Sociais, desenvolvido no âmbito da disciplina Práticas de Extensão em Ciências Sociais II da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O cineclube integrou cinema e política em torno do objetivo de estimular o senso crítico, a consciência político-social e ampliar o conhecimento e o repertório cinematográfico de estudantes do ensino médio a partir da exibição e da análise fílmica, precedidas da realização de uma oficina de cinema. Na oficina, a metodologia empregada incluiu a prática do diálogo e da argumentação, por meio de um grande jogo no qual, em equipes, os estudantes exercitam a construção de sinopses de filmes. Numa segunda etapa, eles assistiram e foram orientados na análise do filme “A Mulher Rei”, um épico histórico dirigido por Gina Prince-Bythewood, bem avaliado pela crítica, embora com restrições da comunidade afrodescendente pela imprecisão histórica, evidenciada no debate. Executado na Escola Estadual Geraldo Melo Santos, o projeto se mostrou eficaz no engajamento dos alunos e no fomento da discussão sobre temas como resistência ao colonialismo, identidade cultural e protagonismo feminino. Os resultados também apontam para um ganho significativo na formação dos futuros cientistas sociais, que se exercitam na prática pedagógica dialógica e estimuladora da autonomia, da liberdade e no ensino-aprendizado de um público instigante, os adolescentes. Além disso, o Cine Sociais evidenciou o potencial do cinema como ferramenta educativa para conectar teoria e prática, na extensão acadêmica, que extrapola os muros da universidade.

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Biografia do Autor

Francialy Clarissa Melo dos Santos, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e bailarina profissional no Projeto Ballet a Serviço da Educação, parceria entre a bailarina, coreógrafa e diretora Maria Emília Clark e a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2022/2024) como bolsista, do Grupo de Pesquisa em Federalismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento (FPPD) e do Ciclo 2023/2024 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), coordenado pela Prof Dra Luciléia Aparecida Colombo. Atualmente, participa do Ciclo 2024/2025 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) como bolsista, coordenado pelo Prof. Dr. Cristiano das Neves Bodart, com o tema: "Origens da Sociologia e de seu ensino no contexto brasileiro (primeira fase: 1830-1880)" e integra o projeto de extensão "Entre Rachaduras", no qual possui o objetivo de popularizar os diagnósticos e notícias produzidas por cientistas políticos, sociólogos e pesquisadores de comunicação acerca do acompanhamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, alinhando pesquisa e extensão como forma de expor e tornar acessível o conhecimento.

Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque, Instituto de Ciências Sociais (ICS/UFAL)

Doutora em Ciências da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica Pernambuco (PPGCL-Unicap), com Doutorado Sanduíche, financiado com Bolsa Capes, e realizado entre novembro de 2019 e setembro de 2020 no Instituto Universitário Sophia, vinculado à Universidade de Perúgia, na Itália. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco em 2004, com bolsa Capes. Professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Curso de Ciências Sociais. Admitida na Ufal em 15 de Agosto de 2011. Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1984), com mais de 30 anos de experiência docente (nas universidades Federal de Pernambuco, Federal da Paraíba, Católica de Pernambuco) e o mesmo tempo de exercício profissional do Jornalismo, tendo atuado na Rede Globo de Televisão, no Jornal do Commercio, na TV Viva, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Recife, da Fundação Joaquim Nabuco, do Metrô do Recife e do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania. Em Alagoas, elaborou o Plano de Comunicação Social do Tribunal de Contas (TC) do Estado de Alagoas, do qual foi Consultora Ad Hoc, após vencer certame licitatório; ministrou o Curso de Atualização para Jornalistas do Instituto Zumbi dos Palmares. Também em Alagoas, atuou na Chefia de Reportagem e Editoria da TV Gazeta.

Antonio José da Silva Neto, Instituto de Ciências Sociais (ICS/UFAL)

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atuou como aluno de iniciação científica entre 2022 a 2024. Atualmente, é monitor da disciplina Pesquisa Quantitativa. Membro do IARAS - Núcleo de Estudos de Gênero, sediado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Centro de Estudos sobre a União Europeia, vinculado ao Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (CEURO/UFS). Tem interesse em estudos de Política Internacional, Integração Internacional, Relações Internacionais e estudos da União Europeia (UE).

Heloize Lopes de Souza, Instituto de Ciências Sociais (ICS/UFAL)

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas. 

Referências

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ALMEIDA, Rogério de. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas. Universidade Federal de São Paulo (FEUSP), São Paulo - SP, Brasil. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/kbqWpx6Vq6DszHrBT887CBk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 09 de outubro de 2024.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol. 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. Disponível em: https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Extensao-ou-Comunicacao-1.pdf. Acesso em 09 de outubro de 2024.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

GADOTTI, Moacyr. Extensão Universitária: Para quê? Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extenscao_Universitaria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em 11 de outubro de 2024.

PENAFRIA, Manuela. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). Manuela Penafria* VI Congresso SOPCOM, Abril de 2009. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1ioM8sXRnQOSIqHoyOtkeG7Itx9OB5mgM. Acesso em 09 de outubro de 2024.

Publicado

03-06-2025

Como Citar

Melo dos Santos, F. C., Albuquerque, A. M. G. de, Neto, A. J. da S., & Souza, H. L. de. (2025). EXTENSÃO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE UM PROJETO DE CINECLUBE NAS ESCOLAS: EXTENSION IN THE SOCIAL SCIENCES CURRICULUM: THE PARTICIPATORY CONSTRUCTION OF A FILM CLUB PROJECT IN SCHOOLS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19440

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