CURSO PRÁTICO: AGROFLORESTA SINTRÓPICA NA UFAL

PRACTICAL COURSE: SYNTROPIC AGROFORESTRY AT UFAL

Autores

  • Richard Zago Poian Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • José Roberto Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

extensão, agricultura urbana, residência universitária

Resumo

O trabalho descreve a implementação de um Sistema Agroflorestal (SAF) sintrópico na Residência Universitária Alagoana (R.U.A) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió, Brasil. O objetivo principal do projeto foi promover a sustentabilidade, a produção de alimentos saudáveis e a difusão de conhecimento nas áreas de Agroecologia, Agronomia e Engenharia Florestal. O trabalho foi vinculado à área temática Meio Ambiente e envolveu estudantes, professores e a comunidade local. A metodologia aplicada incluiu um curso prático de três dias sobre agrofloresta sintrópica, ministrado por especialistas da UFAL e do IFAL (Instituto Federal de Alagoas) em parceria com órgãos institucionais. O curso aborda desde a produção de insumos orgânicos até a montagem de sistemas de irrigação e o plantio de árvores, arbustos e culturas agrícolas. Foi criado um calendário de manejo para manutenção do SAF, com a participação ativa de pessoas da comunidade acadêmica e externa. Após 8 meses da implementação incluiu um notável crescimento das plantações, com médias impressionantes de crescimento em bananeiras, mamões e espécies madeireiras. O curso obteve uma alta adesão, demonstrando a demanda por iniciativas ambientais e o calendário de manejo pós-curso contribuiu para manter a conexão entre a comunidade acadêmica e a população local. O projeto alcançou seus objetivos ao criar um ambiente de aprendizado prático, promover a produção de alimentos saudáveis e estimular a sustentabilidade na UFAL. Além disso, mostrou o potencial de expansão do conhecimento para além dos limites da universidade e fortaleceu a ligação entre alunos e comunidade, indicando um futuro promissor em termos de auto sustentabilidade na produção de alimentos pela UFAL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GÖTSCH, Ernst. Ernst Götsch and the Syntropic Farming. Agricultura Sustentável. Disponível em: https://agendagotsch.com/en/agenda-gotsch-articles/. Acesso em: 21 de julho de 2023.

REBELLO, José Fernando dos Santos; SAKAMOTO, Daniela Ghiringhello. Agricultura Sintrópica segundo Ernst Götsch. Editora Reviver, 2021.

MICCOLIS, Andrew et al. Restauração ecológica com Sistemas Agroflorestais: Como conciliar conservação com produção - Opções para Cerrado e Caatinga. Brasília: ICRAF, 2016.

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Zago Poian, R., & Santos, J. R. (2024). CURSO PRÁTICO: AGROFLORESTA SINTRÓPICA NA UFAL: PRACTICAL COURSE: SYNTROPIC AGROFORESTRY AT UFAL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(17). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16491

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.