O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19377Palavras-chave:
gênero; ameaça dos estereótipos; extensão universitáriaResumo
As desigualdades estruturais afetam o acesso e a permanência de mulheres no ensino superior, especialmente no Brasil, onde marcadores sociais como gênero, raça e classe ainda influenciam fortemente as trajetórias acadêmicas. Este trabalho busca compreender, com base na literatura, como a extensão universitária pode promover a equidade de gênero e contribuir para a formação crítica de estudantes. A metodologia adotada foi uma revisão sistemática da literatura na base SciELO, utilizando os descritores “gênero” e “extensão universitária”, com filtro para publicações em português, brasileiras e dos últimos cinco anos. Após a triagem, quatro artigos foram selecionados e analisados. Os resultados destacam projetos de extensão voltados ao acolhimento de mulheres em vulnerabilidade, promoção da saúde mental, valorização de saberes marginalizados e incentivo à presença feminina em áreas como as engenharias. Conclui-se que a extensão pode ser uma ponte entre universidade e comunidade, promovendo inclusão e justiça social.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Tania Mara Campos de; BRASIL, Katia Tarouquella; VIANA, Dianne Magalhães; LISNIOWSKI, Simone; GANEM, Valérie. A passos largos: meninas da periferia rumo à universidade e seus dilemas psicossociais. Sociedade e Estado, v. 35, n. 1, p. 105–123, jan./abr. 2020.
MONZELI, Graziela Aparecida; BRAGA, Isabela Fernandes; GOES, Juliana Sampaio; SILVA, Daniela Andrade; MARQUES, Larissa Zambon Muniz; ANGELO, Silmara Maria Watanabe; MONTEIRO FILHO, Edmur Luiz de Oliveira; BATISTA, Maria Cecília Minayo Dias. Terapia ocupacional social, gêneros e sexualidades dissidentes: experiências a partir da extensão universitária. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 31, e3390, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE259533901. Acesso em: 26 mar. 2025.
PACTO GLOBAL. ODS e Agenda 2030. 2025. Disponível em: https://www.pactoglobal.org.br/ods-e-agenda-2030/. Acesso em: 25 mar. 2025.
PENNINGTON, C. R.; HEIM, D.; LEVY, A. R.; LARKIN, D. T. Twenty years of stereotype threat research: a review of psychological mediators. PLoS One, v. 11, n. 1, e0146487, 11 jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0146487.
SANTOS, J. M. dos et al. Discussões de gênero na formação de pesquisadores em saúde: um relato de experiência. Interface (Botucatu), v. 25, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/nmZQbTQYQQRMbMdBBMWXJvN/. Acesso em: 25 mar. 2025.
SPAZIANI, Raquel Baptista. Mulheridades em projetos de extensão na Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 44, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003267916. Acesso em: 26 mar. 2025.
TERRA, Maria Fernanda. Competências na formação em saúde a partir da assistência às mulheres em situação de violência na extensão universitária. Physis, v. 33, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-7331202333068. Acesso em: 26 mar. 2025.
Publicado
Versões
- 03-06-2025 (2)
- 02-06-2025 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.