DO AGRESTE AO SERTÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM AÇÃO EDUCATIVA

FROM THE AGRESTE TO THE SERTÃO: MEDICAL STUDENTS' EXPERIENCE REPORT ON AN EDUCATIONAL INTERVENTION

Autores

  • JOSE RODRIGO NEMEZIO VALERIANO DA SILVA Universidade Federal de Alagoas
  • GUILHERME MATHEUS SANTOS MARQUES CAVALCANTE Universidade Federal de Alagoas
  • JOÃO PEDRO ALMEIDA DOS SANTOS Universidade Federal de Alagoas
  • JOÃO PEDRO COELHO DE ARAUJO Universidade Federal de Alagoas
  • RIKELMER DOS SANTOS MARCIANO Universidade Federal de Alagoas
  • RAIMUNDO RODRIGUES DE FRANÇA JÚNIOR Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19477

Resumo

INTRODUÇÃO: A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida por contato sexual, sangue contaminado, fluidos corporais e de mãe para filho (congênita). Esta doença se relaciona intimamente com os Determinantes Sociais de Saúde (DSS), tanto em fatores individuais (hábitos de vida, práticas sexuais), coletivos (questões socioculturais) e institucionais (acesso à informação e serviços) que contribuem para a persistência da doença. A população mais jovem e os homens são apontados como os mais afetados, e fatores socioeconômicos, baixa escolaridade, estigmas sociais e o uso de álcool e outras drogas também são relevantes para a disseminação da doença. METODOLOGIA: Foi realizada uma ação de Educação em Saúde no município de Jacaré dos Homens-AL com objetivo de disseminar informações acerca da Sífilis para, aproximadamente, 400 alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas. Foram realizadas três atividades interativas: a dinâmica do "chá de repolho roxo", um quiz no Kahoot! e uma palestra com distribuição de folder informativo. DISCUSSÃO: A escolha da sífilis como tema se deu devido ao seu recrudescimento no Brasil e à demanda das secretarias de saúde e educação para abordar ISTs com o público jovem. Apesar da preocupação inicial sobre a receptividade dos alunos devido a preconceitos e tabus, a participação foi efetiva e respeitosa. A utilização do aplicativo Kahoot como ferramenta de educação em saúde mostrou-se válida para engajar os alunos através da gamificação, uma prática recomendada para as gerações Z e Alpha devido ao intenso uso de dispositivos eletrônicos.  A ação demonstrou a necessidade de transmitir conhecimento sobre ISTs, especialmente a sífilis, tanto na prevenção quanto no tratamento, reforçando a importância das ações de educação em saúde para disseminar essas informações. CONSIDERAÇÕES: Assim, por meio da premissa norteadora da extensão universitária de interação entre a universidade e a comunidade, a ação de educação em saúde sobre sífilis em Jacaré dos Homens-AL cumpriu seu papel de fornecer orientações, esclarecer dúvidas e promover saúde, contribuindo para reforçar bons hábitos e/ou mudanças de outros que fossem deletérios à saúde daquela comunidade.

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Biografia do Autor

JOSE RODRIGO NEMEZIO VALERIANO DA SILVA, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

GUILHERME MATHEUS SANTOS MARQUES CAVALCANTE , Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

JOÃO PEDRO ALMEIDA DOS SANTOS , Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

JOÃO PEDRO COELHO DE ARAUJO , Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

RIKELMER DOS SANTOS MARCIANO , Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

RAIMUNDO RODRIGUES DE FRANÇA JÚNIOR , Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia

Referências

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Publicado

09-06-2025

Como Citar

NEMEZIO VALERIANO DA SILVA, J. R., SANTOS MARQUES CAVALCANTE , G. M., ALMEIDA DOS SANTOS , J. P., COELHO DE ARAUJO , J. P., DOS SANTOS MARCIANO , R., & RODRIGUES DE FRANÇA JÚNIOR , R. (2025). DO AGRESTE AO SERTÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM AÇÃO EDUCATIVA: FROM THE AGRESTE TO THE SERTÃO: MEDICAL STUDENTS’ EXPERIENCE REPORT ON AN EDUCATIONAL INTERVENTION. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19477