EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

Autores

  • Cícera Lima de Araújo Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Maria Laís dos Santos Leite Doutoranda em Psicologia (2018-em andamento) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Cariri - UFCA. http://orcid.org/0000-0001-5777-3205

Palavras-chave:

Universidades públicas. Extensão universitária. Políticas públicas. Economia solidária. Formação acadêmico-profissional.

Resumo

Dado o contexto atual do país em que há uma supervalorização do tecnicismo frente às instituições de ensino em detrimento de outros componentes de formação de um(a) sujeito(a), ter acesso à leitura de um livro como o Extensão e Políticas Públicas: o agir integrado para o desenvolvimento social é imprescindível para que possamos repensar e nos desprender dos moldes que permeiam e nos limitam aos muros acadêmicos. É, pois, necessário repensar o nosso papel como parte do contexto em que vivemos, de que forma podemos contribuir para a sociedade e de que forma esta pode nos ser também fonte de conhecimentos, de formação profissional e humanitária formalizando, assim, uma via de mão dupla. O tema central do livro faz referência a este papel indispensável que a extensão universitária exerce ao fomentar a busca pela equidade através do agir integrado com a sociedade, tendo como ponto de partida a ideia de que é possível sim que haja compartilhamento e construção de novos saberes em meio a este processo dialógico que definitivamente não se restringe apenas ao saber academicista. Além dos itens pré-textuais, o livro está organizado em quatro partes: Reflexões sobre a organização de um núcleo de extensão; Políticas públicas em economia solidária; Gestão compartilhada de recursos e meio ambiente e Extensão no campo das tecnologias de informação e comunicação.

Biografia do Autor

Cícera Lima de Araújo, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduanda em Filosofia - Licenciatura pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atualmente vem desenvolvendo pesquisa na área de filosofia com ênfase em lógica, filosofia da linguagem, teoria crítica e psicanálise.

Maria Laís dos Santos Leite, Doutoranda em Psicologia (2018-em andamento) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Cariri - UFCA.

Doutoranda em Psicologia (2018-em andamento) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável (2014-2016) pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Graduada em Psicologia com ênfase em Psicologia e Processos de Gestão pelo Centro Universitário Leão Sampaio - UniLeão (2008-2012) com bolsa pelo ProUni - Programa Universidade para Todos. Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Cariri - UFCA, onde exerceu de fevereiro de 2016 a junho de 2017 a função de Coordenadora de integração e articulação com a comunidade da Pró-Reitoria de Extensão. Ocupa, desde 2019, a função de Coordenadora adjunta do Grupo Impulsor da Rede Latino-americana de Psicologia Rural. Propôs e coordena, desde 2017, o Laboratório de Estudos em Políticas Públicas do Cariri - LEPP Cariri. Propôs e coordenou de 2015 a 2018 o Programa de Extensão Paidéia Cidade Educadora e de 2017 a 2018 o Projeto de extensão Fomento ao desenvolvimento rural sustentável. Desde novembro de 2016 trabalha como Consultora-gerente e Coordenadora de Formação Acadêmica da Consultoria Acadêmica SOS Pesquisador(a). Tem atuado principalmente na pesquisa e extensão universitária na área de Psicologia Social e Comunitária e suas articulações com políticas públicas, gênero, agricultura familiar, economia solidária e contextos rurais.

Referências

ADDOR, Felipe (org.). Extensão e Políticas Públicas: O agir integrado para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015.

LEITE, Maria Laís dos Santos. Extensão universitária como compromisso social: contribuições da obra Educação e Mudança. Revista Em Extensão, v. 18, n. 2, p. 209-212, 22 jan. 2020.

LIANZA, Sidney; ADDOR, Felipe; CARVALHO, Vanessa F. M. Solidariedade técnica: por uma formação crítica no desenvolvimento tecnológico. In: LIANZA, Sidney; ADDOR, Felipe (org.). Tecnologia e desenvolvimento social e solidário. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2005. p. 27-41.

SANTOS, Boaventura de S. A universidade do século XXI. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Boaventura de S.; MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

Downloads

Publicado

23/12/2021