ARTE-EXPRESSIVIDADE EM ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Ingrydy Lara Araújo Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Celenice Moraes de Souza Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Luan Angelo Amorim Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ranielli Oliveira Barbosa Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Lidianedos Santos Barbosa Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Extensão, Arte, Subjetividade, Psicologia

Resumo

O presente trabalho busca discorrer, através de um relato de experiência, vivências experienciadas durante os períodos letivos de 2021.2 e 2022.1 pelas autoras durante a Atividade Curricular de Extensão (A.C.E.), componente curricular obrigatório no Curso de Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, Unidade Palmeira dos Índios. Intitulado ‘’Subjetivarte’’, foi uma ação que se originou diante da necessidade de transversalizar os conteúdos programáticos da disciplina de Concepções Ontológicas da Psicologia com a subjetividade dos indivíduos frequentantes de instituições e/ou comunidades. O projeto dividiu-se em dois momentos: no primeiro momento, efetuaram-se formações e oficinas destinadas aos discentes cursistas da A.C.E. e concomitantemente realizou-se visitas às instituições para que fosse possível conhecer as demandas do público escolhido por cada equipe. Em contrapartida, no segundo momento, vigente até o período da escrita deste relato, estão sendo concretizadas ações que intencionam a expressividade subjetiva dos usuários das instituições. Atrelado a isso, a obra traz a discussão sobre os desafios do percurso prático de saída da Universidade para dois espaços distintos. Inicialmente, a uma Associação de Mulheres e, em seguida, a um CAPS AD. Ressignificando. São contatos com grupos subalternizados de forma conjunta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrydy Lara Araújo Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Discente do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Palmeira dos Índios. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa e extensão LAPES - Laboratório de Pesquisa e Extensão em Psicologia Escolar e Educacional do Semiárido Alagoano da mesma instituição.

Celenice Moraes de Souza, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Palmeira dos Índios

Luan Angelo Amorim, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Palmeira dos Índios. Atualmente faz parte do PET - NESAL. 

Ranielli Oliveira Barbosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Palmeira dos Índios. Atualmente compõe o PET-Nesal e o NEABI da mesma instituição.

Lidianedos Santos Barbosa , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Docente do curso de Psicologia, da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Palmeira dos Índios

Referências

CASTRO, Ricardo Dias de; MAYORGA, Claudia. Decolonialidade e pesquisas narrativas: contribuições para a Psicologia Comunitária. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 14, n. 3, p. 11-18, jul./set. 2019.

EKENA. Todxs putxs. São Carlos: Rancho Rockfeller, 2017. 1 CD (6 min).

LIMA, Jussara Maria et al. Empreendedorismo como aporte para o empoderamento econômico feminino. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 48, p.251-266, jul./set. 2021.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. In: LOURO, Guacira Lopes. Uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 14-36.

SILVA, Roseane Amorim da; MOURA, Renata Paula dos Santos; SANTOS, Antonio César de Holanda. Narrativas (des)construídas como tarefa política da pesquisa participativa decolonial. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.12, n. 2, p. 147-160. jul./dez. 2021.

SILVEIRA, Nise da (org.). Casa das Palmeiras: A emoção de lidar. Rio de Janeiro: Alhambra, 1986.

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Araújo Silva, I. L., Moraes de Souza, C. ., Amorim, L. A., Oliveira Barbosa, R., & dos Santos Barbosa , L. . (2022). ARTE-EXPRESSIVIDADE EM ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14430

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.