EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE ÚNICA: AS CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA (LABPAR) PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

EDUCACIÓN INTEGRADA EN UNA SOLA SALUD: LOS APORTES DEL LABORATORIO DE PARASITOLOGÍA (LABPAR) A LA FORMACIÓN DE ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN BÁSICA

Autores

  • Nadiedja Cândido Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Vitor dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Müller Ribeiro Universidade Federal de Alagoas
  • Débora Universidade Federal de Alagoas
  • Rafaela Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Indhiara Ferreira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19456

Palavras-chave:

Saúde Única, Educação de Qualidade, Parasitologia, Ensino, Extensão

Resumo

A abordagem interdisciplinar da Saúde Única/Uma só Saúde reconhece a interdependência entre saúde humana, vegetal, animal e ambiental. No contexto educacional, o uso dessa perspectiva promove a sensibilização significativa sobre a prevenção de doenças, como as parasitoses, comuns em regiões com populações em vulnerabilidade socioeconômica. O projeto "LabPar de Portas Abertas", vinculado ao LabPar do ICBS/UFAL, realizou atividades de sensibilização para estudantes da Educação Básica sobre a importância das parasitoses e seus impactos na Saúde Única. Com atividades dinâmicas, como palestras e oficinas, o projeto já atendeu 1.266 alunos, durante o período de Março de 2023 a Novembro de 2024, sendo 35,3% do Ensino Fundamental, 10,1% do Médio e 54,6% da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A ação além de transmitir conhecimento técnico, incentivou o pensamento crítico sobre os fatores socioambientais que favorecem o endemismo das parasitoses e aproximou estudantes do ambiente universitário, despertando o interesse pelo ensino superior e reforçando sonhos e aspirações acadêmicas.

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Biografia do Autor

Nadiedja Cândido, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde / UFAL + Graduação

Vitor dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas. Esteve como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto PIBID Ciências (2022-2024) e atualmente é PIBIC (voluntário) no projeto de pesquisa sobre o estudo da senescência celular induzida por estresse oxidativo sobre células epiteliais tímicas in vitro (2024-2025), ademais, é membro dos projetos de extensão Espalhe Ciência (2022-2025) e LabPar de Portas Abertas (2022-2025).

Müller Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto do Setor de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA), Ciências da Saúde (PPGCS) e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Graduado em Medicina Veterinária (2013), pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciências Animais nos Trópicos, com ênfase Saúde Animal, na linha de pesquisa de Doenças Infecciosas (2015), pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Biociência Animal, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com período sanduíche na Universidade Complutense de Madrid - Espanha, no Programa Direção Geral de Políticas Universitárias/CAPES (2019). Pós-doutor pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PNPD/CAPES/FACEPE). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no Laboratório de Parasitologia do ICBS-UFAL. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Única, Enfermidades Parasitárias e Ensino de Parasitologia. Líder do grupo de pesquisa Parasitologia e Saúde Única - ParasitOH.

Débora , Universidade Federal de Alagoas

 Estudante do 7º período do curso de Ciências Biológicas Bacharelado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  Monitora da disciplina Morfologia e Taxonomia de Plantas com Sementes.

Membro do projeto de extensão "Labpar de Portas Abertas" focado em promover conhecimentos sobre saúde única e doenças parasitárias e no momento presente estou desenvolvendo meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Parasitologia, investigando a contaminação da população idosa de Maceió por Toxoplasma gondii.

Rafaela Santos, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas desde 2020. Fui monitora de Parasitologia pelo setor de Parasitologia e Patologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) do período de 2023.1 à 2023.2 e monitora da disciplina de Unidade de Habilidades Fundamentais 2, no período de 2024.1, pela Escola de Enfermagem (EENF), na UFAL. Participei do projeto de extensão Cuidação durante o período 2022.1 e 2022.2; LabPar de portas abertas: Educação em Parasitologia e Saúde Única de 2022 a 2023; Projeto Afeto: primeiros mil dias do bebê no período de 2024.1. Atualmente sou enfermeiranda da UTI do Hospital Metropolitano de Alagoas e voluntária PIBIC 2024-2025.

Indhiara Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda de bacharelado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas. Esteve como monitora da disciplina de Parasitologia (2023.2) e membro do projeto de extensão LabPar de Portas Abertas (2024).

Referências

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Publicado

03-06-2025

Como Citar

Cândido, N., dos Santos Silva, V., Ribeiro de Andrade, M., Camargo de Lira, D., Silva dos Santos, R., & Ferreira da Silva, I. (2025). EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE ÚNICA: AS CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA (LABPAR) PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: EDUCACIÓN INTEGRADA EN UNA SOLA SALUD: LOS APORTES DEL LABORATORIO DE PARASITOLOGÍA (LABPAR) A LA FORMACIÓN DE ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN BÁSICA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19456

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