ATENÇÃO INTEGRADA ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA (AIDPI) – MÓDULO GRADUAÇÃO/ATIVIDADE DE EXTENSÃO

INTEGRATED MANAGEMENT OF CHILDHOOD ILLNESSES (IMCI) - EXTENSION ACTIVITY

Autores

  • Carla Souza Anjos Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-8403-9943
  • Claude Marise dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Lousanny Caires Rocha Melo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Renise Bastos Farias Dias Universidade Federal de Alagoas, campus de Arapiraca

Palavras-chave:

Extensão. Estratégia AIDPI. Ensino em saúde. Saúde da Criança.

Resumo

A Estratégia da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância visa promover uma redução da morbimortalidade, mediante abordagem caracterizada pela consideração simultânea e integrada das doenças de maior prevalência na infância. Assim, o presente trabalho objetiva descrever os resultados do curso de extensão “Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) – módulo graduação”, realizado entre 19 a 27 de maio de 2022, com discentes do 4º período do curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. A metodologia adotada buscou integrar fundamentação teórica e simulações realísticas, com aplicação prática conduzida em Unidades Básicas de Saúde. Durante as consultas, foi possível estimular o raciocínio clínico e a Estratégia foi utilizada para avaliação e prevenção dos agravos prevalentes no público. Logo, o curso atuou como estratégia de fortalecimento na integração do ensino-serviço, contribuindo com a promoção à saúde da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Souza Anjos, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Bolsista pelo programa da PROEX com o projeto: "Intervenções em Saúde em usuários de substâncias psicoativas com ênfase em saúde mental: promovendo círculos comunitários".

Claude Marise dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrou a Liga Acadêmica de Enfermagem de Saúde Integral do Neonato e da Criança (LAESINC) da URFRJ (2022). Participou como membro do Projeto de Extensão "Integração ensino-serviço para o fortalecimento da Estratégia AIDPI Criança no Município de Arapiraca-AL" da UFAL, campus Arapiraca (2022). Atuou como monitora no módulo de Saúde da Criança e do Adolescente e Cuidados De Enfermagem I, do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca (2022). É membro da diretoria da Liga Acadêmica de Enfermgem em Saúde da Criança (LAESC), no cargo "Diretora de Secretaria", da UFAL, campus Arapiraca (2023). Atua como monitora no eixo de Saúde da Mulher II, do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca (2023). Intregra como membro o Projeto de Extensão "Integração ensino-serviço para o fortalecimento da Estratégia AIDPI no município de Arapiraca- AL com foco na Estratégia AIDPI e triagem neonatal", da UFAL, campus Arapiraca (2023).

Lousanny Caires Rocha Melo , Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Fundação Educacional Jayme de Altavila (2010). Especialista em Urgência, Emergência e UTI pelo Centro Universitário UNIFIP (2010/2013), Especialista em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital Faculdade São Leopoldo Mandic (2021/2022), especializanda em Pediatria e neonatologia (em finalização), Coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde - SMS Arapiraca/AL . Instrutora do Treinamento de Pessoal de Sala de Vacinação, pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA;SVS/MS),Tutora do Projeto Imunizasus do CONASEMS/MS, Multiplicadora da Estratégia AIDPI CRIANÇA OPAS/OMS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na atenção básica, imunização, saúde da criança. Foi coordenadora de saúde da criança e do adolescente da SMS de Arapiraca 2017 - 2020, foi facilitadora do Curso de atualização de fortalecimento do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância - AGAPI 2016. Atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde da criança, imunização, atenção primária à saúde.

Renise Bastos Farias Dias, Universidade Federal de Alagoas, campus de Arapiraca

Enfermeira Pediátrica (titulada pela SOBEP), Doutora em Ciências da Saúde (PPGCS/UFAL). Docente da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, no Curso de graduação em Enfermagem - áreas: Enfermagem Pediátrica e Processo de Enfermagem. Coordenadora docente da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Criança - LAESC/ UFAL. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Biomarcadores e Monitoramento em Saúde (BMS, CNPQ). Associada à Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP)

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. AIDPI - Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância: curso de capacitação: introdução: módulo 1. Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. – 2. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Brasília (DF); 2001.

BORDA-OLIVAS, Alfredo; PALMA-RUIZ, Matilde; AMARAL, João Joaquim Freitas do. Percepciones de gestores de salud y facilitadores de la estrategia Atención Integrada a las Enfermedades Prevalentes (AIEPI) en una zona del Noreste de Brasil y Perú. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 933-943, 2017.

DOS SANTOS, Ingrid Letícia Fernandes; GAÍVA, Maria Aparecida Munhoz; SALGE, Ana Karina Marques. Utilização da Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, Goiás, Brasil, v. 20,p. v20a26, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/49053. Acesso em: 16 de set. de 2023.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. In: Relatório final da 26ª Conferência Sanitária Pan-Americana Conferência; 23 a 27 de setembro de 2002; Washington DC, EUA. Washington, DC: OPAS/OMS, 2002.

PARANHOS, Vania Daniele; PINA, Juliana Coelho; MELLO, Débora Falleiros de. La atención integrada de las enfermedades prevalentes en la infancia y el enfoque en los cuidadores: revisión integradora de la literatura. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, p. 203-211, 2011.

VERÍSSIMO, Maria De La Ó. Ramallo et al. A formação do enfermeiro e a estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 56, p. 396-400, 2003.

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Anjos, C. S., dos Santos Silva, C. M., Caires Rocha Melo , L., & Bastos Farias Dias, R. (2024). ATENÇÃO INTEGRADA ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA (AIDPI) – MÓDULO GRADUAÇÃO/ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRATED MANAGEMENT OF CHILDHOOD ILLNESSES (IMCI) - EXTENSION ACTIVITY. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(17). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16394

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.