VOCÊ E O CITOX - UFAL NA “TRILHA DAS DROGAS”: JOGANDO E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PARA O CUIDADO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19425Palavras-chave:
Educação em saúde. Substâncias psicoativas. Extensão. Jogos experimentais. Saúde.Resumo
Este artigo visa relatar a ação “Você e o CITox - Ufal na “Trilha das drogas”: jogando e construindo o conhecimento para o cuidado em saúde”, realizada durante a Semana de Extensão e Cultura – SEMAEXC, de 2024, cujo objetivo foi promover a vivência de aprendizagem sobre substâncias psicoativas junto aos estudantes do Ensino Médio, por meio do jogo pedagógico “Trilha das drogas”, para realizar uma ação de educação em saúde, com ênfase na redução de danos e promoção na saúde mental, acerca dos riscos associados ao uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, às pessoas que apresentam dependência de drogas, além de explicar sobre os meios de tratamento oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa e descritiva acerca da realização de uma oficina realizada por meio de dinâmica expositiva-dialogada e interativa, promovida a partir de um jogo pedagógico com estudantes do Ensino Médio, da Escola Estadual Onélia Campelo. A experiência evidenciou a importância da continuidade de ações educativas com essa abordagem, considerando que a disseminação de informações estratégicas em saúde e, especificamente, a difusão científica de forma popularizada sobre o uso de substâncias psicoativas, seus riscos e danos toxicológicos pode contribuir diretamente para a tomada de decisões mais conscientes e seguras pelos adolescentes, além disso, motivá-los a tornarem-se multiplicadores dessas informações. Jogar o “Trilha das drogas” com a equipe do CITox – Ufal foi uma experiência de trocas de conhecimento e de aprendizagem prática, criativa e interativa. O diálogo acessível e elucidativo entre estudantes do Ensino Médio e os extensionistas do curso de Farmácia da UFAL, por meio da proposta pedagógica do CITox, possibilitou a disseminação de informações estratégicas de saúde, de forma lúdica, dinâmica e fundamentadas em evidências científicas.
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