A PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS DE GÊNERO EM ALAGOAS: A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA FALA DAS PERSONAGENS MULHERES NA MOSTRA SURURU.

Autores

  • Maysa Santos da Silva. UFAL

Palavras-chave:

Mulher; Visibilidade; Cinema; Alagoas; Gênero

Resumo

O cinema como veículo de sentido e identificação traz aos nossos olhos imagens e nos exige um posicionamento perante questões sociais, tornando-se, portanto, um espaço de representação e visibilidade. Neste estudo, pretendemos analisar a recente produção de cinema em Alagoas por meio dos curtas-metragens premiados na última Mostra Sururu de Cinema Alagoano em 2016, sendo: Sangue-Mulher, Wal Kavalga e Wonderfull. Os três filmes trazem mulheres como personagens principais e promovem o espaço de fala para a discussão de gênero. Também enfocam a violência, a transexualidade e o prazer feminino. Nosso objetivo é o de refletir sobre como estas obras conjecturam o empoderamento das mulheres e promovem a discussão sobre o lugar da mulher na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maysa Santos da Silva., UFAL

 Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas.

Referências

BARROS, Elinaldo. Panorama do Cinema Alagoano. 2 ed. Maceió: EDUFAL, 2010.

MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO. Histórico. Disponível em: <http://mostrasururu.com.br/apresentacao/>. Acesso em: 21 de set. 2017.

MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In.: XAVIER, I. (org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilme, 1983, p. 437-453. Col. Arte e Cultura, v. 5.

REVISTA GRACILIANO. Maceió: Editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Ano V, n.16, set./out. 2012.

STAM, R.A Intervenção Feminista. Termo in: Introdução a Teoria do Cinema. Tradução Fernando Mascarello .5.ed. Campinas - SP . Papirus, 2013.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Santos da Silva., M. (2022). A PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS DE GÊNERO EM ALAGOAS: A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA FALA DAS PERSONAGENS MULHERES NA MOSTRA SURURU. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14529

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.