PRIMEIRA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CULTURA OCEÂNICA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM ALAGOAS (BRASIL)

FIRST PEDAGOGICAL TRAINING IN OCEAN LITERACY FOR BASIC EDUCATION TEACHERS IN ALAGOAS (BRAZIL)

Autores

  • Mayná Vitória Rosendo de Barros Universidade Federal de Alagoas
  • João Alberto Farinelli Pantaleão Universidade Federal de Alagoas
  • Luana Marina de Castro Mendonça Universidade Federal de Alagoas
  • Renato Gaban-Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Tami Mott Universidade Federal de Alagoas
  • Karla Paresque Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19446

Palavras-chave:

Extensão, Educação, Museu de História Natural, Década do Oceano, Formação Pedagógica

Resumo

Com o lançamento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Década do Oceano, assumiu-se o desafio de incorporar a Cultura Oceânica no Brasil e nos países da ONU. Esse movimento busca divulgar o conhecimento sobre o Oceano, fundamentado em sete princípios e 44 conceitos, ressaltando que ele é único e essencial para a vida na Terra. Uma maneira eficiente de expandir esse saber é pelo ensino formal, assim, durante as Atividades Curriculares de Extensão (ACE) do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UFAL, Maceió, AL, foi proposto um curso de 8 horas sobre Cultura Oceânica, mediado por discentes da UFAL para 66 professores da rede pública, de todos os componentes curriculares. Após a formação, alguns participantes  relataram que, embora inicialmente desmotivados, perceberam a importância do tema durante o curso. Esses relatos evidenciam a relevância da extensão universitária para conectar a ciência à sociedade e mostram que investir na educação formal e na formação continuada de professores é essencial para alcançar os objetivos da Década do Oceano.

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Biografia do Autor

Mayná Vitória Rosendo de Barros , Universidade Federal de Alagoas

Graduanda de Ciências Biológicas (bacharelado) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e aluna de iniciação científica do Laboratório de Micologia Ambiental e Médica (LAMAM) e participante do projeto de extensão Cidadania Azul.

João Alberto Farinelli Pantaleão , Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Biológicas pela UNESP, Bauru (2010). Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Instituto de Biociências de Botucatu (IBB-UNESP, Botucatu). Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES e PDJ-CNPq (2019-2021). Possui experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Morfologia, Sistemática e Ecologia dos Grupos Recentes, atuando especificamente no estudo do desenvolvimento pós-embrionário como premissa para entender a evolução de decápodes marinhos e dulcícolas. Possui colaborações com pesquisadores que atuam em importantes universidades do exterior (Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos e México). Durante o doutorado, realizou intercâmbio na Universidad de Buenos Aires (UBA, Argentina), com ênfase no aperfeiçoamento de técnicas de manutenção de decápodes em laboratório. Atualmente é Professor do Magistério Superior junto ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL) e curador da Coleção de Crustáceos do Museu de História Natural da UFAL (MHN-UFAL).

Luana Marina de Castro Mendonça, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Biologia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Ecologia e Conservação pela UFS. Doutora em Zoologia da Universidade Federal do Paraná. Realizou estágio pós-doutoral em Zoologia na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tem experiência em Taxonomia de Invertebrados, principalmente do filo Cnidaria; em Ecologia, trabalhando com comunidades bentônicas (macro e megafauna) de regiões costeiras; e em Ensino, com foco no ensino de zoologia e do potencial educacional de coleções zoológicas e didáticas. Atualmente trabalha com taxonomia e ecologia de hidróides (Cnidaria, Hydrozoa) com ênfase no incremento do conhecimento sobre a biodiversidade da costa brasileira e do reconhecimento de espécies exóticas e potencialmente invasoras e é curadora da coleção do Setor de Malacologia do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas. Orienta no programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) e nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do ICBS/UFAL.

Renato Gaban-Lima , Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é Professor Adjunto IV do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL) atuando nos cursos de Bacharelado e Licenciatura da unidade, faz parte do núcleo permanente do PROFBIO Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, é curador da coleção de Aves do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas e coordenador do Laboratório de Morfologia, Sistemática e Ecologia de Aves Neotropicais (LSEA/UFAL). Possui Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Zoologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (SP). Tem experiência na área de Zoologia, com maior enfoque em Ornitologia, atuando, principalmente, nas áreas de Anatomia Comparada, Sistemática, Filogenia, Biogeografia e Ecologia de Aves. Também possui experiência em levantamento, inventário e diagnóstico ambiental tendo as Aves como parâmetro para análises de bioindicação, na maioria dos Biomas brasileiros, experiência acumuladas em estudos para e Licenciamento Ambiental e em projetos de pesquisa realizados pelo LSEA/UFAL.

Tami Mott , Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), doutorado no Departamento de Biologia Integrativa - Universidade da California, Berkeley (2006), pós doutorado na Universidade de São Paulo (2007) e PRODOC vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal do Mato Grosso (2007-2009). Professora adjunta no Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências na Universidade Federal do Mato Grosso de 2009 a 2011. Atualmente professora associada IV na Universidade Federal de Alagoas e professora permanente no Programa de Pós Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-DIBICT, UFAL). Temas de interesse: taxonomia integrativa, filogeografia, história natural, bioacústica, ecologia, fisiologia térmica e modelagem bioclimática para conservação de anfíbios e répteis.

Karla Paresque , Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e doutorado em Zoologia - IB/USP pela Universidade de São Paulo (2014). Realizou estágio de pós-doutorado na Universaidade de São Paulo e na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Sistemática e Biologia de Poliquetas e Ecologia de Comunidades.

Referências

OCEAN LITERACY: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences for learners of all ages. Washington: NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), 2013.

PARESQUE, K.; PANTALEÃO, J.A.; GABAN-LIMA, R.; MENDONÇA, L.M.C.; MOTT, T. Cultura Oceânica: de todos para todos. Revista Extensão em Debate, v.12(13): 1-11.

Ocean literacy for all - a toolkit. Paris: Unesco Venice Office, 2017.

Ocean Literacy Initiative 2004–2005, Ocean literacy: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences. URL: 〈http://www.coexploration.org/oceanliteracy/documents/OceanLitConcepts_10.11.05.pdf〉 (Acessada 21 de agosto de 2022).

UNESCO. 2020. The essential principles and fundamental concepts of ocean sciences. Disponível em: https://oceanliteracy.unesco.org/resource/ocean-literacy-the-essential-principles-and-fundamental-concepts-of-ocean-sciences-for-learners-of-all-ages-2020/. Acesso em: 03 jan 2024.

Publicado

03-06-2025

Como Citar

Barros , M. V. R. de, Pantaleão , J. A. F., Castro Mendonça, L. M. de, Gaban-Lima , R., Mott , T., & Paresque , K. (2025). PRIMEIRA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CULTURA OCEÂNICA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM ALAGOAS (BRASIL): FIRST PEDAGOGICAL TRAINING IN OCEAN LITERACY FOR BASIC EDUCATION TEACHERS IN ALAGOAS (BRAZIL). REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19446

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