PRIMERA FORMACIÓN PEDAGÓGICA EN CULTURA OCEÁNICA PARA PROFESORES DE EDUCACIÓN BÁSICA EN ALAGOAS (BRASIL)

PRIMERA FORMACIÓN PEDAGÓGICA EN CULTURA OCEÁNICA PARA PROFESORES DE EDUCACIÓN BÁSICA EN ALAGOAS (BRASIL)

Autores/as

  • Mayná Vitória Rosendo de Barros Universidade Federal de Alagoas
  • João Alberto Farinelli Pantaleão Universidade Federal de Alagoas
  • Luana Marina de Castro Mendonça Universidade Federal de Alagoas
  • Renato Gaban-Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Tami Mott Universidade Federal de Alagoas
  • Karla Paresque Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19446

Palabras clave:

Extensión, Educación, Museo de Historia Natural, Década del Océano, Formación Pedagógica

Resumen

Con el lanzamiento de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible y la Década del Océano, se asumió el desafío de incorporar la Cultura Oceánica en Brasil y en los países de la ONU. Este movimiento busca difundir el conocimiento sobre el Océano, basado en siete principios y 44 conceptos, resaltando que es único y esencial para la vida en la Tierra. Una manera eficiente de ampliar este conocimiento es a través de la enseñanza formal. Así, durante las Actividades Curriculares de Extensión (ACE) del curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas de la UFAL, Maceió, AL, se propuso un curso de 8 horas sobre Cultura Oceánica, mediado por estudiantes de la UFAL para 66 profesores de la red pública, de todas las áreas curriculares. Tras la formación, algunos participantes informaron que, aunque inicialmente desmotivados, reconocieron la importancia del tema durante el curso. Estos testimonios evidencian la relevancia de la extensión universitaria para conectar la ciencia con la sociedad y demuestran que invertir en la educación formal y en la formación continua de los docentes es esencial para alcanzar los objetivos de la Década del Océano.

Descargas

Biografía del autor/a

Mayná Vitória Rosendo de Barros , Universidade Federal de Alagoas

Graduanda de Ciências Biológicas (bacharelado) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e aluna de iniciação científica do Laboratório de Micologia Ambiental e Médica (LAMAM) e participante do projeto de extensão Cidadania Azul.

João Alberto Farinelli Pantaleão , Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Biológicas pela UNESP, Bauru (2010). Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Instituto de Biociências de Botucatu (IBB-UNESP, Botucatu). Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES e PDJ-CNPq (2019-2021). Possui experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Morfologia, Sistemática e Ecologia dos Grupos Recentes, atuando especificamente no estudo do desenvolvimento pós-embrionário como premissa para entender a evolução de decápodes marinhos e dulcícolas. Possui colaborações com pesquisadores que atuam em importantes universidades do exterior (Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos e México). Durante o doutorado, realizou intercâmbio na Universidad de Buenos Aires (UBA, Argentina), com ênfase no aperfeiçoamento de técnicas de manutenção de decápodes em laboratório. Atualmente é Professor do Magistério Superior junto ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL) e curador da Coleção de Crustáceos do Museu de História Natural da UFAL (MHN-UFAL).

Luana Marina de Castro Mendonça, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Biologia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Ecologia e Conservação pela UFS. Doutora em Zoologia da Universidade Federal do Paraná. Realizou estágio pós-doutoral em Zoologia na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tem experiência em Taxonomia de Invertebrados, principalmente do filo Cnidaria; em Ecologia, trabalhando com comunidades bentônicas (macro e megafauna) de regiões costeiras; e em Ensino, com foco no ensino de zoologia e do potencial educacional de coleções zoológicas e didáticas. Atualmente trabalha com taxonomia e ecologia de hidróides (Cnidaria, Hydrozoa) com ênfase no incremento do conhecimento sobre a biodiversidade da costa brasileira e do reconhecimento de espécies exóticas e potencialmente invasoras e é curadora da coleção do Setor de Malacologia do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas. Orienta no programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) e nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do ICBS/UFAL.

Renato Gaban-Lima , Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é Professor Adjunto IV do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL) atuando nos cursos de Bacharelado e Licenciatura da unidade, faz parte do núcleo permanente do PROFBIO Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, é curador da coleção de Aves do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas e coordenador do Laboratório de Morfologia, Sistemática e Ecologia de Aves Neotropicais (LSEA/UFAL). Possui Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Zoologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (SP). Tem experiência na área de Zoologia, com maior enfoque em Ornitologia, atuando, principalmente, nas áreas de Anatomia Comparada, Sistemática, Filogenia, Biogeografia e Ecologia de Aves. Também possui experiência em levantamento, inventário e diagnóstico ambiental tendo as Aves como parâmetro para análises de bioindicação, na maioria dos Biomas brasileiros, experiência acumuladas em estudos para e Licenciamento Ambiental e em projetos de pesquisa realizados pelo LSEA/UFAL.

Tami Mott , Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), doutorado no Departamento de Biologia Integrativa - Universidade da California, Berkeley (2006), pós doutorado na Universidade de São Paulo (2007) e PRODOC vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal do Mato Grosso (2007-2009). Professora adjunta no Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências na Universidade Federal do Mato Grosso de 2009 a 2011. Atualmente professora associada IV na Universidade Federal de Alagoas e professora permanente no Programa de Pós Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-DIBICT, UFAL). Temas de interesse: taxonomia integrativa, filogeografia, história natural, bioacústica, ecologia, fisiologia térmica e modelagem bioclimática para conservação de anfíbios e répteis.

Karla Paresque , Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e doutorado em Zoologia - IB/USP pela Universidade de São Paulo (2014). Realizou estágio de pós-doutorado na Universaidade de São Paulo e na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Sistemática e Biologia de Poliquetas e Ecologia de Comunidades.

Citas

OCEAN LITERACY: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences for learners of all ages. Washington: NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), 2013.

PARESQUE, K.; PANTALEÃO, J.A.; GABAN-LIMA, R.; MENDONÇA, L.M.C.; MOTT, T. Cultura Oceânica: de todos para todos. Revista Extensão em Debate, v.12(13): 1-11.

Ocean literacy for all - a toolkit. Paris: Unesco Venice Office, 2017.

Ocean Literacy Initiative 2004–2005, Ocean literacy: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences. URL: 〈http://www.coexploration.org/oceanliteracy/documents/OceanLitConcepts_10.11.05.pdf〉 (Acessada 21 de agosto de 2022).

UNESCO. 2020. The essential principles and fundamental concepts of ocean sciences. Disponível em: https://oceanliteracy.unesco.org/resource/ocean-literacy-the-essential-principles-and-fundamental-concepts-of-ocean-sciences-for-learners-of-all-ages-2020/. Acesso em: 03 jan 2024.

Publicado

2025-06-03

Cómo citar

Barros , M. V. R. de, Pantaleão , J. A. F., Castro Mendonça, L. M. de, Gaban-Lima , R., Mott , T., & Paresque , K. (2025). PRIMERA FORMACIÓN PEDAGÓGICA EN CULTURA OCEÁNICA PARA PROFESORES DE EDUCACIÓN BÁSICA EN ALAGOAS (BRASIL): PRIMERA FORMACIÓN PEDAGÓGICA EN CULTURA OCEÁNICA PARA PROFESORES DE EDUCACIÓN BÁSICA EN ALAGOAS (BRASIL). REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19446

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.