ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO
UNIFICAÇÃO DIALÉTICA ENTRE FORMAÇÃO ACADÊMICA E TRABALHO PROFISSIONAL
Sueli Maria do Nascimento
UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
Camila Laura Vebtura dos Santos
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Daniele de Oliveira Santos
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Maria Rafaela Porfírio Dias
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v10.14607
Palavras-chave: Atividade Curricular de Extensão, Educação, Serviço Social
Resumo
Este texto apresenta o relato de experiência em uma Atividade Curricular de Extensão – ACE desenvolvida como uma das iniciativas pioneiras dessa modalidade de componente curricular obrigatório instituída a partir da revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação da Faculdade de Serviço Social da UFAL – PPC/FSSO (vigente desde 2019). Trata-se do projeto intitulado “Serviço Social e Formação Profissional Continuada – Assessoria ao CRESS/AL na implantação da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS em Alagoas”, o qual ensejou a elaboração, organização e execução do Curso de Extensão “Política e Organização da Educação Básica no Brasil”, realizado de forma virtual e online durante o ensino remoto emergencial regulamentado pela Universidade, em razão das exigências do distanciamento social preventivo decorrente da pandemia do COVID-19. Os desafios e os aprendizados compartilhados pelas autoras como resultados da trajetória de implementação do projeto de ACE são resumidos aqui, com ênfase no conhecimento sobre a política de educação brasileira. Tem-se o objetivo de expor a relevante contribuição da atividade extensionista na unificação dialética entre a formação acadêmica (na graduação) e o exercício profissional (na educação permanente), em observância ao princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na relação da universidade com a sociedade em geral.
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Biografia do Autor
Sueli Maria do Nascimento, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
Docente da Faculdade de Serviço Social/FSSO/UFAL.
Camila Laura Vebtura dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Discente de graduação da Faculdade de Serviço Social
Daniele de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Discente de graduação da Faculdade de Serviço Social
Maria Rafaela Porfírio Dias, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Discente de graduação da Faculdade de Serviço Social
Referências
BRASIL. Lei n° 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Brasília, 2019.
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FÓRUM de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. I Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, UNB, 4 e 5 de novembro de 1987. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf>. Acesso em: 5 set. 2021.
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