EDUCAÇÃO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL DE JOVENS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO NA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

DUCATION AND SOCIAL REINTEGRATION OF YOUTH IN THE SOCIO-EDUCATIONAL SYSTEM AT THE UNIVERSITY: AN EXPERIENCE REPORT

Autores

  • Laura Danielly do Bonfim Castro Universidade Federal de Alagoas
  • Gessica Carolina Alves de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Hyandra Kalina Silva de Carvalho Gama Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Mirelle dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Carolina Santana Vieira Universidade Federal de Alagoas
  • Gustavo Madeiro da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19367

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Socioeducação, Relato de Experiência, Acesso à Universidade, Educação

Resumo

Este relato de experiência descreve e analisa a visita realizada à Superintendência de Medidas Socioeducativas por alunas dos cursos de Administração e Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo foi apresentar aos jovens as diversas oportunidades de ingresso à universidade. O estudo é um relato de experiência descritivo, resultado da colaboração entre o "Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo" do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e o "Acesso à Universidade e Cotas" da Universidade Federal de Alagoas. A visita ocorreu em julho de 2024 e incluiu apresentações sobre a universidade, formas de ingresso, políticas de cotas e a relevância da educação para a qualidade de vida dos adolescentes em conflito com a lei. A experiência permitiu reflexões sobre as potencialidades dos jovens, além de identificar a necessidade de futuras visitas para fortalecer o vínculo com a educação superior. A experiência foi enriquecedora, evidenciando a relevância da educação como meio de inclusão social e mudança de trajetória de vida para jovens vulneráveis. O relato enfatiza a importância de iniciativas que favorecem o desenvolvimento de habilidades e a reintegração social desses jovens, evidenciando que as ações de extensão universitária são essenciais para estabelecer uma conexão entre a academia e a sociedade.

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Biografia do Autor

Laura Danielly do Bonfim Castro, Universidade Federal de Alagoas

Técnica em edificações pelo IFAL (2022), cursando administração na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEAC) - UFAL. Foi bolsista do projeto "Acesso à Universidade e Cotas: Ações em Instituições Públicas de Ensino Médio" (2023-2024). Atua como monitor da disciplina de Comportamento Organizacional. Com grande interesse em pesquisas voltadas para políticas públicas, políticas de inclusão, educação, teorias das organizações, análise organizacional, gestão de processos e estudo de organizações não empresariais.

Gessica Carolina Alves de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pós-graduada em Português e Literatura pela FAVENI e atualmente cursando Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC UFAL).

Hyandra Kalina Silva de Carvalho Gama, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e graduanda em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes de Alagoas (UNIT).

Ana Mirelle dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (PPGENF/UFAL). Enfermeira pela Universidade Federal de Alagoas (2024). Participante do Grupo de Pesquisa AISCA - Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (CNPq/EENF/UFAL). Atuando na seguinte área: Desenvolvimento integral na Primeira Infância

Ana Carolina Santana Vieira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Gustavo Madeiro da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Prospectiva e Estratégia em Administração pelo Conservatoire National des Arts et Metiers - Paris (2008). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: associações civis, participação, controle social, cultura, gestão pública.

Referências

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

Castro, L. D. do B., Alves de Lima, G. C., Gama, H. K. S. de C., Santos, A. M. dos, Vieira, A. C. S., & Silva, G. M. da. (2025). EDUCAÇÃO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL DE JOVENS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO NA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: DUCATION AND SOCIAL REINTEGRATION OF YOUTH IN THE SOCIO-EDUCATIONAL SYSTEM AT THE UNIVERSITY: AN EXPERIENCE REPORT. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19367

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