EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: A DANÇA AFRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO COMBATE AO RACISMO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19371Palavras-chave:
Racismo; Racismo Religioso; Extensão Acadêmica; Dança Afro; Educação.Resumo
Neste resumo expandido, compartilhamos a experiência em extensão universitária no alto sertão de Alagoas, como bolsistas/dançarinos do Equipamento Cultural da Universidade Federal de Alagoas Grupo de Cultura Negra Abí Axé Egbé, fundado em 2013, com objetivos de demonstrar como a dança afro atua como um espaço pedagógico de resistência ao racismo, em especial ao racismo religioso; de desmistificar estereótipos discriminatórios, e, de promover um diálogo transformador por meio da arte. Iniciamos com uma análise teórica, abordando conceitos como extensão acadêmica (Paulo, 2013), racismo (Almeida, 2019) e racismo religioso (Nogueira, 2019), além de apresentar o grupo Abí Axé Egbé (Gomes; Santos, 2019). Em seguida, exploramos como a dança afro se estabelece como uma expressão pedagógica no enfrentamento do racismo, integrando múltiplas linguagens e saberes. Discutimos também alguns passos de dança afro, a representação dos orixás nos espetáculos e sua importância na construção da identidade e na cultura negra.
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Referências
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