EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Josimeire de Omena Leite Universidade Federal de Alagoas
  • Thais Carvalho Alves Cardoso Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais. Literatura infantil afro-brasileira. Identidade.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência vivenciada pelo grupo PET Conexão de Saberes Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas, no projeto de extensão “Educação étnico-racial: literatura infantil afro-brasileira”, o qual discute a questão da identidade negra nas relações étnico-raciais. Visa tratar da sequência de atividades didáticas desenvolvida pelo PET junto às crianças usuárias dos serviços socioassistenciais do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – CCFV, na cidade de Maceió - Al. O projeto de extensão teve como finalidade desenvolver uma ação extensionista voltada para a educação étnico-raciais por meio da literatura e das artes, contribuindo para um (re) pensar sobre a educação das relações étnico-raciais junto às crianças do CCFV, incidindo no seu processo de formação crítica, ao identificar o quanto o processo do racismo e o preconceito ainda estão atrelados à cultura brasileira. Quanto à metodologia adotada para a ação de extensão, foi estruturado um minicurso ministrado por uma pesquisadora e por mestrandos da pós-graduação do Centro de Educação da UFAL, para uma capacitação teórico/prática das/os petianas/os e planejamento das atividades. Estas incluíram uma sequência didática, literária e artística, desenvolvida posteriormente no referido Centro, de forma lúdica e interativa com as crianças, envolvendo a contação e dramatização de histórias; recontação de história com dedoches; produção de história de sucesso em quadrinhos; construção de mural da diversidade e montagem de uma árvore da família. Concluísse que, o conteúdo trabalhado nas histórias infantis, possibilitou que a criança usuária do CCFV, na medida em que se identificasse com um personagem, refletisse sobre as dificuldades que perpassavam sua infância, expressando-a na fala e nas atividades lúdicas. A ação de extensão permitiu, portanto, vivências que fortaleceu a identidade das mesmas, o respeito para com o outro, bem como os valores pautados na equidade, na diversidade e na cidadania.

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial - MOB, 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/pet/232-programas-e-acoes-1921564125/pet-programa-de-educacao-tutorial-645721518/12228-manual-de-orientacoes-pet>. Acesso em 23 out de 2020.

BRASIL. Universidade Federal de Alagoas. Projeto Minicurso Literatura Infantil Afro- Brasileira. Pet Conexões de Saberes Serviço Social, Maceió: UFAL/FSSO, 2019. Mimeo.

CARVALHO, Thaís Regina de; SILVA, Mariana Cesar Verçosa. Literatura Infantil, Diversidade Étnico-Racial e Representações das Crianças. Reunião Científica Regional da ANPED. Julho de 2016. Disponível em: < http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo16_THA%C3%8DS-REGINA-DE-CARVALHO-MARIANA-CESAR-VER%C3%87OSA-SILVA.pdf>. Acesso em 23 out de 2020.

COSTA, Marisa Vorraber. Currículo e política cultural. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

GOMES. Nilma Lino. Diversidade cultural, currículo e questão racial: desafios para a prática pedagógica. In: ABRAMOWICZ, Lucia Maria de Assunção Barbosa; SILVÉRIO, Valter Roberto. Educação como prática da diferença. Campinas: SP. Armazém ipê (Autores Associados), 2006.

LIMA, A.de B; SILVA, F.C.da. A Importância da Literatura Infantil Afro-Brasileira e Africana no Ensino Fundamental do SESC – Petrolina/PE. Pau dos Ferros, v. 02, n. 02, p. 104 – 131, set./dez. 2013.

MARIOSA, G.S; REIS, M.da G.dos. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária. Londrina, Vagão-volume 8 parte A, dez. p. 42-53, 2011.

PIRES, Rosane de Almeida; SOUSA, Andréia Lisboa; SOUZA, Ana Lúcia Silva . Literatura Afro-literatura brasileira: O que é? Para quê? Como trabalhar?. Educom Afro – Publicação da Faculdade de Educação da PUCRS, Viamão, mar. 2005. Disponível em:

SILVA, Jerusa Paulino da; VEIGA, Rosângela; FERREIRA, Julio ; FARIA, Jeniffer de Souza. A construção da identidade da criança negra: a literatura afro como possibilidade reflexiva, 2011. Disponível em: < file:///C:/Users/Meire/Downloads/655-1715-1-SM.pdf>. Acesso em: 30 out de 2020.

Downloads

Publicado

23/12/2021

Como Citar

Leite, J. de O., & Cardoso, T. C. A. (2021). EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 8(10). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/11407

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS