INQUIETAÇÕES "REFLEXIVAS" SOBRE A ÉTICA NA PESQUISA COM CRIANÇAS

REFLECTIONS ON ETHICS IN RESEARCH WITH CHILDREN

Autores

  • KARLA DE OLIVEIRA SANTOS Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0003-4954-8184
  • Roseane Abreu Ferreira UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • Valderlani Viana Leite UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • João Vitor Barbosa Santos UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • Claudia Silva Cabral Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Lívia Limeira Alves UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Palavras-chave:

Infâncias.Crianças.Sujeitos de Direitos.Ética na Pesquisa

Resumo

O objetivo desse estudo é problematizar a ética na pesquisa com crianças, compreendidas como sujeitos de direitos, produtoras de saberes e culturas, partícipes ativas na produção dos dados. A investigação é de cunho qualitativo, através da pesquisa bibliográfica produzida no âmbito de um grupo de estudos sobre as Infâncias, como atividade extensionista da Universidade Estadual de Alagoas, com a participação de estudantes do Curso de Pedagogia e de egressos que atuam na docência de escolas públicas com as crianças, suscitando inquietações teóricas e práticas e motivando a escrita desse estudo. Sendo assim, é preciso romper com uma perspectiva adultocêntrica, positivista e colonizadora em fazer pesquisa com os infantis, que os coloca como meros objetos descritivos e mensuráveis. As crianças são sujeitos potentes e protagonistas que enriquecem os dados nas investigações que tratam sobre elas, cabendo ao pesquisador respeitar os princípios éticos e o seu consentimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

KARLA DE OLIVEIRA SANTOS, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada em Pedagogia , Especialista em Gestão Escolar, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É membro dos Grupos de Pesquisa: Currículo, Atividade Docente e Subjetividade e Educação e Relações Étnico-Raciais (ERER). Dedica-se ao estudo/pesquisa nas seguintes áreas: Currículo, Diversidade Cultural , Relações Étnico-Raciais, Educação de Jovens e Adultos , Gestão Educacional e Políticas Públicas. 

Roseane Abreu Ferreira , UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Valderlani Viana Leite , UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

João Vitor Barbosa Santos, UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Pedagogo (Campus II - UNEAL) e Graduando do Curso de Letras - Português (IFAL)

Claudia Silva Cabral, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Pedagoga (Campus II - Santana do Ipanema - UNEAL)

Lívia Limeira Alves, UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Graduada em Pedagogia (UNEAL) e Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências (UNEAL).

Referências

ALDERSON, Priscilla. As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Edu. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p.419-442, Maio/Ago, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LsqQGyMFBxPLs9J7n76mqZH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 de Julho de 2022.

BARBATO. Silviane; CAMPOS-RAMOS, Patrícia Cristina. Participação de crianças em pesquisas: Uma perspectiva considerando os avanços teórico-metodológicos. Estudos de Psicologia, v. 13, jul./set., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/8hxBQdpQ5WvWMBSLQFhc46Q/?lang=pt. Acesso em: 06 de julho de 2022.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano- compaixão pela terra. – Petrópolis: Vozes, 2004.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Contém as emendas constitucionais posteriores. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 18 de julho de 2022.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 a. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l8069.htm. Acesso em: 18 de julho de 2022.

BRASIL. Decreto n. 99.710, de 21 de novembro de 1990 b. Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990- 1994/D99710.htm Acesso 18 de julho de 2022.

BRASIL. Lei n. 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 de julho de 2022.

BRASIL. Lei n. 13.431 de 4 de abril de 2017. Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13431.htm. Acesso em: 31 de julho de 2022.

BRASIL. Decreto nº 9.603 de 10 de dezembro de 2018. Regulamenta a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9603.htm. Acesso em: 31 de julho de 2022.

CONH, Clarice. Antropologia da criança. 1ª ed. Rio de janeiro: Jorge Jahar, 2005.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. A dialogue: Culture, language and race. Harvard Educational Review. v. 65, n. 3, p. 377-402, 1995. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/download/50661/30591. Acesso em: 22 de setembro de 2022.

FRANCISCHINI, Rosângela; FERNANDES, Natália. Os desafios da pesquisa ética com crianças. Estudos de Psicologia, v. 33, p. 61-69, jan/mar, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02752016000100007. Acesso em: 06 de Julho de 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. ed.4. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, Gisele. A criança como sujeito de direitos: limites e possibilidades. Curitiba: Paraná, 2016.

GUCZAK, Daiane; MARCHI, Rita de Cássia. Pesquisa com crianças pequenas − questões éticas, primeiras observações e sinais de assentimento. Revista Educação em Questão, Natal, v. 59, n. 62, p. 1-20, out./dez. 2021. DOI | 10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26305. Acesso em: 28 de maio de 2023.

KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: Questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 41-59, jul. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200003. acesso em: 08 de Julho de 2022.

MACEDO, Elina Elias de. Educação Física na Perspectiva Cultural: análise de uma experiência já creche. Dissertação (Mestrado em Educação).- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MACEDO, Elina Elias de; SANTOS, Solange Estanislau dos. A perspectiva pós-colonial e as pesquisas com crianças. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et.al (Orgs.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias. Por uma educação desde o nascimento. Maceió: EDUFAL: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018, p.115-124.

NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. Crianças sujeitos de direitos: destaques dos estudos da infância.In: GOBBI,Maria Aparecida; DOS ANJOS, Cleriston Izidoro; LEITE, Maria Cristina Stello (Orgs.). Crianças, educação e o direito à cidade: pesquisas e práticas. 1 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2021, p.47-61.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 283-303, maio/ago. 2004.Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/JrF5H8r96wRTvTDLSzhYpcM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 de jun. de 2022.

SANTOS, Karla de Oliveira; PIZZI, Laura Cristina Vieira. As políticas educacionais para as crianças pobres no Brasil: apontamentos históricos. In: SILVA, Wellyngton Chaves Monteiro da; SANTOS, Karla de Oliveira; BENVINDA, Nalfran Modesto (Orgs.). Educação, políticas educacionais e formação humana . Arapiraca: Eduneal, 2021, p.9-31.

Publicado

07-08-2024

Como Citar

SANTOS, K. D. O., Abreu Ferreira , R., Viana Leite , V., Barbosa Santos, J. V., Silva Cabral, C., & Limeira Alves, L. (2024). INQUIETAÇÕES "REFLEXIVAS" SOBRE A ÉTICA NA PESQUISA COM CRIANÇAS: REFLECTIONS ON ETHICS IN RESEARCH WITH CHILDREN. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(18). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16662

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.