ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO SOBRE O NÚMERO DE CASOS DE INFECÇÕES POR HERPES SIMPLEX EM CRIANÇAS NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DO SARS-COV-2

EPIDEMIOLOGICAL STUDY ON THE NUMBER OF CASES OF HERPES INFECTIONS

Autores

Palavras-chave:

medidas de higiene; medidas de prevenção; covid-19., Extensão Universitária em Saúde

Resumo

O herpes simplex é uma doença viral altamente contagiosa e comum na infância. A pesquisa teve por objetivo comparar o número de casos de infecções pelo vírus Herpes simplex antes e durante a pandemia de COVID-19, considerando fatores que podem evitar sua propagação. Foram coletados dados referentes à morbidade hospitalar do SUS em dois períodos: 2015 a 2019 e 2020 a 2022. Foram utilizados coeficientes de prevalência e detecção de infecção de Herpes simplex com destaque para a faixa etária de crianças de 1 a 4 anos. Os resultados mostraram uma redução significativa no número de infecções por Herpes simplex em crianças durante a pandemia de COVID-19, enquanto houve um aumento leve em algumas áreas em pessoas acima de 14 anos. Tal condição pode estar relacionada às limitações impostas pela pandemia, como acesso limitado às unidades de saúde, bem como ao aumento do uso de medidas de higiene, como máscaras, álcool em gel e distanciamento físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Augusto dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduando do 1º período do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFAL/Campus Arapiraca.

Sóstenes Ericson, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Enfermagem (FENSG/UPE); graduado em Letras/Inglês (UNEAL); mestre em Serviço Social (PPGSS/UFAL); doutor em Letras e Linguística (PPGLL/UFAL); pós-doutor em Linguística (UNICAMP), com atividades de pesquisa em Paris. Autor de diversos livros e artigos. Revisor editorial e parecerista. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL), com área de pesquisa em Análise do Discurso de filiação francesa. Professor do Curso de Enfermagem, na área de Saúde Coletiva.

Referências

DATASUS, Brasil. Disponível em: http://datasus.saude.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2023.

PSAUDE_DEV. 90% dos adultos brasileiros tiveram herpes; entenda a doença. Disponível em: https://www.prosaude.org.br/vida-saudavel/90-dos-adultos-brasileiros-tiveram-herpes-entenda-a-doenca/. Acesso em: 15 fev. 2023.

DE CARVALHO, R. T. Afinal, como o coronavírus age no organismo? Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/102-como-o-coronavirus-age-no-organismo. Acesso em: 15 fev. 2023.

SANTOS, M. P. de M. et al. Herpesvírus humano: tipos, manifestações orais e tratamento. Odontologia Clínico-Científica (Online), v. 11, n. 3, p. 191–196, 1 set. 2012. Acesso em: 15 fev. 2023.

Publicado

22-08-2023

Como Citar

dos Santos, P. A., & Ericson, S. (2023). ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO SOBRE O NÚMERO DE CASOS DE INFECÇÕES POR HERPES SIMPLEX EM CRIANÇAS NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DO SARS-COV-2: EPIDEMIOLOGICAL STUDY ON THE NUMBER OF CASES OF HERPES INFECTIONS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(18). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15372

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.