DISCUTINDO A DIVERSIDADE SOCIAL NO AMBIENTE CARCERÁRIO MASCULINO: RELATOS DO PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO.

Autores

  • Martin Ramalho de Freitas Leão Rego Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Diversidade Social. Cárcere. Debate. Extensão.

Resumo

O presente texto tem por finalidade principal discorrer sobre as experiências do primeiro dia de atividade de uma equipe de extensionistas responsáveis por desenvolver intervenções no Presídio de Segurança Média Professor Cyridião Durval e Silva, localizado na capital alagoana. Trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão da UFAL “Reconstruindo Elos: ações interdisciplinares de cidadania e direitos humanos em unidades prisionais de Maceió”. O trabalho centra-se no debate promovido nesse espaço pelos discentes do curso de direito em alusão ao dia da consciência negra, trazendo como tema o racismo, preconceitos e a diversidade social e étnica da sociedade brasileira. Paralelamente, são feitas reflexões e inferências a partir das questões dialogadas no ambiente carcerário, associando-as com os discursos proferidos pelos presos e suas reações espontâneas observadas pelos extensionistas. Nesse sentido, as discussões aqui presentes contrastam as perspectivas de senso comum e os saberes desenvolvidos na Academia com a realidade empiricamente percebida naquele espaço. Assim, revelam-se facetas, detalhes e curiosidades do cárcere, as relações sociais desenvolvidas nessa esfera, as perspectivas de vida dos próprios sujeitos que lá estão. Destarte, ficou claro que essa iniciativa permitiu um rico intercambio de saberes, experiências e concepções de mundo, conferindo aos reeducando uma posição de protagonismo e centralidade, sendo convidados a serem ouvidos e fazer de suas histórias e formas de pensar o objeto central do debate. Portanto, tem-se como resultado a exaltação do caráter humano desses indivíduos, evidenciando-se seu elo com a sociedade livre, e não com um universo social paralelo como erroneamente se pode supor, inclusive em âmbito acadêmico.

Biografia do Autor

Martin Ramalho de Freitas Leão Rego, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Integrante do projeto de extensão "Reconstruindo Elos: ações interdisciplinares de cidadania e direitos humanos em unidades prisionais de Maceió". Pesquisador vinculado ao "Núcleo de Estudos e Políticas Penitenciárias (NEPP)", Grupo de Pesquisa registrado no CNPq, pelo qual desenvolve investigações na linha “Segurança pública, polícias e sistema prisional”. E-mail: martinramalho1@gmail.com

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Coleção: Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Lei nº 7210 de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7210.htm>. Acesso em: 29 set. 2019.

FOUCALT, Michel. Vigiar e Punir. Tradução de Raquel Ramalhete. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GOMES, Luiz Flávio. Na dúvida, condena-se o réu mais feio. Revista Jus Navigandi. Teresina, ano 12, n. 1442, jun. 2007.

MARTINS, James L. S.; MENDES, Kryslane L. H.; SANTOS, Paulo R. S. Experiência em grupo no estabelecimento prisional feminino Santa Luzia. In: PIMENTEL, Elaine; VASCONCELOS, Ruth (org.). Reconstruindo Elos: Experiências de extensão nos sistemas prisional e socioeducativo de Alagoas. Maceió: Edufal, 2017.

PIMENTEL, Elaine; VASCONCELOS, Ruth (org.). Reconstruindo Elos: Experiências de extensão nos sistemas prisional e socioeducativo de Alagoas. Maceió: Edufal, 2017.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. A questão criminal. 4. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

Downloads

Publicado

23/12/2021

Como Citar

Rego, M. R. de F. L. (2021). DISCUTINDO A DIVERSIDADE SOCIAL NO AMBIENTE CARCERÁRIO MASCULINO: RELATOS DO PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 8(10). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/8824

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS