NOVAS FORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS PELA CONFIGURAÇÃO DO EU NO CIBERESPAÇO: INSTAGRAM, SELFIE E COMUNICAÇÃO.

Autores

  • Taís Moreira Mendes da Cruz

Palavras-chave:

Instagram, instastories, selfie, juventude, ciberespaço.

Resumo

Esse estudo é focado no Instagram e a imersão da juventude no espaço virtual, suas interações e a forma com a qual se formam como indivíduos a partir disso. O artigo traça um caminho das relações construídas através do audiovisual, até o espaço das redes sociais, estas conduzindo a forma de ser e estar do ser social. O objetivo é descrever o contexto das selfies e a forma comunicacional dos instastories como uma nova medida reguladora de sentimentos. Para tal, é contemplado no estudo, algumas formas de expressões audiovisuais que manifestam um olhar, assim como interagem com esse novo modo de produção popularizado pelo Instagram. Portanto, a análise busca percorrer o caminho no qual os jovens se relacionam com o Instagram conduzindo na sua formação como sujeitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALTAR Mariana, LEBRI Adil, Espetáculo e sensações - o audiovisual no YouTube e as permanências do regime de atrações, Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Estudos de Cinema, fotografia e audiovisual do XXVII Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG, 05 a 08 de junho de 2018.

CAPANEMA Letícia, A televisão no ciberespaço, capítulo 3, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO : PUC-SP, 2009.

FONTCUBERTA Joan & PARR Martin, Dança sélfica, REVISTA ZUM 11, Publicado em: 07 de dezembro de 2016

GUTMANN Juliana, GONÇALVES Fernanda, É TV na Internet? Matrizes midiáticas e definições em disputa do Youtube no Brasil, Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Estudos de Televisão do XXVII Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG, 05 a 08 de junho de 2018.

LADEIRA João, A imagem em movimento: Google, Apple e a televisão por vir, Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho estudos de televisão do XXV Encontro Anual da Compós, na Universidade Federal de Goiás, Goiânia, de 7 a 10 de junho de 2016.

NEWTON, Cannito. A TV 1.5 - A Televisão na era digital. São Paulo, 2009.

OLIVEIRA José, SOUZA Carlos, Juventude e ciberespaço: implicações do uso da internet na constituição da sociabilidade juvenil, Universidade Católica de Brasília.

QUEVEDO Edimar, SILVA Patrick, POZZOBON Tanise e PEREIRA Camila, The Bling Ring e as Influências Midiáticas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Trabalho apresentado no IJ8 - Estudos Interdisciplinares do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul realizado de 26 a 28 de maio de 2016.

RECUERO Raquel, Redes sociais na internet / Raquel Recuero. – Porto Alegre: Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura)

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Cap. 2 Espaço e cognição. Petrópolis: Vozes, 2012.

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Moreira Mendes da Cruz, T. . (2022). NOVAS FORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS PELA CONFIGURAÇÃO DO EU NO CIBERESPAÇO: INSTAGRAM, SELFIE E COMUNICAÇÃO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14645

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.