FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTÓRIA DOS NEGROS

Autores

  • ANDRÉA GIORDANNA ARAUJO SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL.
  • Roseane Maria de Amorim
  • Larissa Gabriela Gouveia Dos Santos
  • Francisco Tenório Da Silva

Resumo


O construtor apresenta o processo pedagógico e os resultados do trabalho da formação inicial e continuada desenvolvido com professores (as) atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental e com graduandos (as) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizado no âmbito da extensão universitária. O Projeto “Ensino de História da África e História dos Negros nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: conteúdos e possibilidade de usos dos recursos didáticos e paradidáticos” objetivou instrumentalizar o professorado para o trabalho com a temática História da África e dos Negros no Brasil, utilizando os recursos paradidáticos disponíveis nas escolas parceiras do projeto, ampliar o conhecimento de docentes sobre as obras literárias, que abordam esses temas e são direcionadas ao público infantil, e realizar uma discussão objetiva e sistemática sobre os conteúdos e práticas que podem ser trabalhados com estudantes, considerando o contexto sociocultural e étnico das crianças das escolas dos bairros periféricos de Maceió. Após a realização do trabalho, compreendeu-se que as escolas são os melhores loci de formação e os docentes ficaram instigados e fortalecidos para realizarem estudos e práticas contextualizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-25

Como Citar

GIORDANNA ARAUJO SILVA, A., Maria de Amorim, R., Gabriela Gouveia Dos Santos, L., & Tenório Da Silva, F. (2019). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTÓRIA DOS NEGROS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 2(1), 35–51. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/6992

Edição

Seção

ARTIGOS