Trabalhos acadêmicos relacionados ao saxofone publicados no Brasil entre 1998 e 2019: levantamento e apontamentos quali-quantitativos sobre a produção

Autores

  • Paulo Eduardo Souza de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Robson Miguel Saquett Chagas Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Saxofone, Estado da arte, Publicações brasileiras.

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal apresentar um levantamento sobre os trabalhos acadêmicos relacionados ao saxofone publicados no Brasil no período entre 1998 e 2019, além de realizar apontamentos quali-quantitativos sobre a produção. Trataremos aqui da atualização de pesquisa iniciada em 2016, que compreendia o espaço temporal até o ano de 2017, e vamos colocar a disposição dos leitores uma plataforma virtual onde é possível encontrar na íntegra todas as pesquisas acadêmicas brasileiras relacionadas ao saxofone passíveis de rastreamento online. O processo metodológico concentrou-se em buscas nas bibliotecas onlines das instituições superiores de ensino; periódicos, anais e colóquios de música, além de uma consulta ao currículo LATTES dos professores de saxofone dos cursos de graduação e pós-graduação em música no Brasil. O estímulo para a publicação deste artigo surgiu de uma pesquisa de mestrado em andamento junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais, com previsão de defesa em 2020. Esperamos, com este artigo, auxiliar saxofonistas e pesquisadores interessados nos trabalhos sobre o saxofone publicados no Brasil, assim como estimular novas pesquisas através da divulgação da plataforma virtual contendo todo material encontrado.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Souza de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Paulo é mestrando em Performance Musical sob orientação do professor Dr. Mauro Chantal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Licenciatura em Música com habilitação em Saxofone sob orientação do professor Leonardo Barreto, pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Concluiu o curso de extensão Harmonia voltada para a música popular Brasileira pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Participou de masterclasses com grandes saxofonistas como Dilson Florêncio, Emiliano Barri (ARG), Douglas Braga, Carlos Gontigo, Victor Alcântra, Nailor Proveta, Samuel Pompeu e outros. Em 2017, em uma temporada na França, fez aula na Escola de Música Académie Inter Musicale de Paris, sob a orientação do professor Adalberto Barbosa. No mesmo ano, participou de uma série de concertos e shows na Alemanha, nas cidades de Koblenz, Erlanger e Höchstadt an der Aisch promovidos pelo Musik Expedition. Foi finalista do concurso Panamericanos de Saxofón Clásico de Yucatán 2019 (MEX), vencedor do concurso Jovem Músico BDMG edição 2016, vencedor do concurso música XXI edição 2016 e 2017. Atualmente, além de concertista solo, é professor de saxofone do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em São João del Rei-MG e é integrante e fundador do quarteto de saxofones 5 Oitavas.

Robson Miguel Saquett Chagas, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em música (linha de pesquisa: música e cultura) na Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em música (linha de pesquisa: música e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015); Bacharel em Música (habilitação: saxofone) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Vencedor do XV concurso Jovem Solista da Orquestra Sinfônica da UFMG (2009); Vencedor do prêmio literário Memória e História das Bandas e Sociedades Musicais Brasileiras, promovido pela #e-ditora] (2015). Vem se apresentando constantemente como convidado junto às principais orquestras de Minas Gerais: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com as quais tocou sob regência de maestros reconhecidos internacionalmente, tais como: Roberto Duarte (BRA), Fábio Mechetti (BRA), Marcos Arakaki (BRA), Carl St. Clair (USA), Francesco La Vecchia (ITA), Ariel Zuckermann (ISR) e Rodolfo Fischer (CHI). Participou de Workshops e Masterclasses com importantes nomes do saxofone erudito e popular, tais como: Claude Delangle (FRA), Vicent Davi (FRA), Michel Supera (FRA), Marc Sieffert (FRA), Sergey Kolesov (RUS), Eduardo Neves (BRA), Spok (BRA), Sérgio Galvão (BRA), Vinícius Dorin (BRA). Foi coordenador e professor de saxofone e percepção musical na Escola Municipal de Música José Acácio de Assis Costa de Nova Lima-MG (2013 - 2015), professor de saxofone e clarinete no projeto Escola Municipal de Música de Rio Acima-MG (2013 - 2015) e membro do Quarteto de Saxofones da Escola de Música de Nova Lima (membro fundador). Atualmente é professor Assistente do Departamento de Instrumento e Canto da Escola de Música da UFMG, instituição na qual promove atividades de ensino e extensão voltadas para a divulgação do saxofone erudito. Além disso, desenvolve trabalhos de pesquisa e regência em bandas de música da região metropolitana de Belo Horizonte-MG. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em performance e música e cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: saxofone erudito e banda de música.

Referências

ALMEIDA, Paulo Eduardo Souza de. Publicações acadêmicas relacionadas ao saxofone no Brasil: Levantamento, organização e disponibilização online. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música) – Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Departamento de Música, São João del Rei, 37 p., 2017.

ALMEIDA, Paulo Eduardo Souza de; CHAGAS, Robson Miguel Saquett; GUIMARÃES, Antônio Carlos. Publicações acadêmicas relacionadas ao saxofone no Brasil: levantamento, organização e disponibilização online. 4° Nas Nuvens... Congresso de Música: anais. Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 9 p., 2018.

GONTIJO, Carlos. L’école française de saxophone classique au Brésil de 1987 à 2008. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Rouen: Université de Rouen, 2011.

SCOTT JR., Rowney Archibald. A música brasileira nos cursos de bacharelado em saxofone

no Brasil. 2007. 248 p. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal da Bahia,

Salvador.

Downloads

Publicado

10/11/2021

Como Citar

Souza de Almeida, P. E., & Chagas, R. M. S. (2021). Trabalhos acadêmicos relacionados ao saxofone publicados no Brasil entre 1998 e 2019: levantamento e apontamentos quali-quantitativos sobre a produção. Revista Eletrônica De Música Da UFAL, 1(5), 01–09. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/10201