O Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro na Formação de Licenciandos em Música

Autores

  • Leandro Libardi Serafim Universidade Federal do Ceará Université Laval

Palavras-chave:

Educação Musical, ECIM, Banda de Música Escolar

Resumo

As bandas de música estão presentes nas escolas brasileiras desde meados do século XIX (SERAFIM, 2015), contudo, muito embora tenham ocorrido tentativas, elas não estão integradas ao currículo escolar, como acontece em diversos países. Para que isto aconteça, consideramos de vital importância, que os cursos de licenciatura em música incluam em seu currículo, disciplinas teóricas que promovam a discussão dos processos de ensino-aprendizagem neste contexto, bem como disciplinas práticas que utilizem o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM). Esta pesquisa ex-post-facto tem seus resultados apresentados através de abordagem qualitativa formulada a partir da coleta de dados realizada com questionário composto de perguntas abertas e de múltipla-escolha, tendo como população investigada os alunos que compuseram a Banda Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (UFC) no primeiro semestre de 2015. A pesquisa realizada busca responder a seguinte questão: a metodologia e as abordagens utilizadas naquele contexto promoveram o aprendizado de instrumentos musicais de forma colaborativa e a reflexão sobre a viabilidade de inserção de grupos de sopro e percussão no currículo escolar? Os resultados demonstram a efetividade da metodologia e abordagens empregadas, contudo, identificaram-se lacunas que poderiam ser suprimidas com a criação de novas disciplinas no currículo do curso em questão.

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Biografia do Autor

Leandro Libardi Serafim, Universidade Federal do Ceará Université Laval

Trompetista, maestro e professor, nascido em Gramado-RS, técnico em música com habilitação em trompete pela EST (São Leopoldo), licenciado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em educação musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorando em educação, no eixo de música, na Universidade Federal do Ceará e doutorando em educação musical na Université Laval, em Quebec, Canadá. Tem por experiência profissional: a regência e o ensino de instrumentos de sopro e percussão em bandas escolares; a função de trompetista em diversas orquestras; o cargo de técnico de planejamento e controle de produção do curso de Licenciatura em Música da UFRGS em Modalidade a Distância; a regência da Orquestra Jovem de Gramado e da Orquestra Jovem de Novo Hamburgo; a Direção Artística da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo; a Coordenação Artística das seis primeiras edições do Gramado in Concert - Festival Internacional de Música, onde também atuou como regente da Banda Sinfônica do Festival, coordenador do Concurso Jovens Solistas e Concurso de Composição; e a participação como maestro convidado e coordenador da International Brass Ensemble do Festival de Orquestras Jovens Eurochestries nas seguintes edições: Sobral/Brasil (2015 e 2019), Charente Maritime/França (2016), Qingdao/China (2017) e Québec/Canadá (2018). Atualmente é professor de sopros - metais da Universidade Federal do Ceará, atuando também como regente da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica da UFC.

Referências

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Serafim, L. L. (2019). O Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro na Formação de Licenciandos em Música. Revista Eletrônica De Música Da UFAL, 4(4). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/8818

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