Agérico Lins e a valsa "Guiomar": uma visão estrutural de sua composição

Autores

Palavras-chave:

Composição Musical, Musicologia, Banda de Música

Resumo

Agérico Pontes de Azevedo Lins (1862 – 1935) foi um ilustre maestro alagoano que contribuiu imensamente no cenário das bandas de música no estado de Alagoas, isto graças à sua vasta atuação nesta região, como nos municípios de Passo de Camaragibe, Palmeira dos Índios, Pilar, Rio Largo, Fernão Velho e também Maceió, capital do estado. Nesta pesquisa, buscou-se realizar uma investigação da carreira musical que trilhou durante sua vida, como sua atuação profissional e seus trabalhos de composição musical. Muitos dos materiais originais que produziu acabaram sendo destruídos, após sua morte, por sua esposa que temia a doença que motivou seu óbito. Umas das poucas peças completas que sobraram foi a valsa “Guiomar”, que será apresentada neste artigo buscando realizar observações e apontamentos acerca de sua estrutura composicional. Como resultado deste trabalho, foi possível resgatar o nome de um importante músico alagoano, que merece seu reconhecimento no cenário histórico musical do estado de Alagoas, assim como foi possível compreender e apresentar uma visão estrutural de uma de suas principais composições musicais.

Biografia do Autor

João Gracindo da Silva Neto, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduando do Curso de Licenciatura em Música (Instrumento) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçao Científica, além de Monitor das disciplinas de Hamonia I e II e instrutor no curso de extensão "Laboratório de Violão" da UFAL. Atuou também na área da eletrônica, possuindo formação técnica pelo Instituto Federal de Alagoas e tendo trabalhado no GECAD, em Porto, Portugal, por meio do projeto SMARTNESS. Tem interese nas áreas de Música e Tecnologia Educacional.

Referências

ANAJAS, Fernanda. Resgate Musical: Prof. Agérico Pontes de Azevedo Lins. [S.l]: Cadenza Editorações Musicais, [201-].

DIÁRIO DA DONA GORDA. Infância: Memórias da Vovó Dina – parte 12, mai. 2010. Disponível em: <https://diariodadonagorda.wordpress.com/2010/05/23/memorias-da-vovo-dina-%e2%80%93-parte-12/> Acessado em: 23 de set. 2019.

MAGNO, Billy; VENTURA, Flávio. Filarmônica Mestre Elísio: Guiomar (Valsa) – Agérico Lins (1862-1935), mai. 2018. Disponível em: <https://filarmonicamestreelisio.blogspot.com/2018/05/guiomar-valsa-agerico-lins-1862-1935_8.html> Acesso em: 23 de set. 2019.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo Seincman. Ed. 3. São Paulo: Edusp, 2008.

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Tradução de Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

Downloads

Publicado

10/11/2021

Como Citar

Neto, J. G. da S. (2021). Agérico Lins e a valsa &quot;Guiomar&quot;: uma visão estrutural de sua composição. Revista Eletrônica De Música Da UFAL, 1(5), 20–39. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/8886