CASOS CLÍNICOS E SUA APLICABILIDADE NA MONITORIA DE MICROBIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Juliana Schnaider FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE
  • Beatriz Essenfelder Borges

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308029

Resumo

Introdução: A atividade de monitoria nas aulas práticas de Microbiologia do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe, proporciona aos monitores várias oportunidades no âmbito estudantil por meio de uma colaboração integrada com os professores do semestre. Objetivo: Relatar a experiência de trabalho de monitoria com casos clínicos aplicados à microbiologia. Métodos: Estudo descritivo e qualitativo, referente ao período de monitoria em Microbiologia do curso de Medicina. A partir dos temas estudados, a monitora construiu um material visando aumentar o interesse dos alunos: a discussão de casos clínicos contextualizados durante as aulas teórico-práticas ministradas pela professora orientadora. Resultados: Se obteve sucesso na participação discente, podendo observar a capacidade de aplicação do conteúdo teórico em casos clínicos hipotéticos criados. Conclusão: É possível compreender que a monitoria constitui uma experiência de grande valia, possibilitando ao discente-monitor o contato com a docência e intervenções acadêmicas com metodologias ativas que auxiliam na formação de outros estudantes.

Palavras-chave: Monitoria; Microbiologia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Medicina; Educação de Graduação em Medicina.

Downloads

Downloads

Publicado

2025-03-13

Como Citar

Schnaider, J., & Essenfelder Borges, B. . (2025). CASOS CLÍNICOS E SUA APLICABILIDADE NA MONITORIA DE MICROBIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308029

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA