CASOS CLÍNICOS E SUA APLICABILIDADE NA MONITORIA DE MICROBIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308029Résumé
Introdução: A atividade de monitoria nas aulas práticas de Microbiologia do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe, proporciona aos monitores várias oportunidades no âmbito estudantil por meio de uma colaboração integrada com os professores do semestre. Objetivo: Relatar a experiência de trabalho de monitoria com casos clínicos aplicados à microbiologia. Métodos: Estudo descritivo e qualitativo, referente ao período de monitoria em Microbiologia do curso de Medicina. A partir dos temas estudados, a monitora construiu um material visando aumentar o interesse dos alunos: a discussão de casos clínicos contextualizados durante as aulas teórico-práticas ministradas pela professora orientadora. Resultados: Se obteve sucesso na participação discente, podendo observar a capacidade de aplicação do conteúdo teórico em casos clínicos hipotéticos criados. Conclusão: É possível compreender que a monitoria constitui uma experiência de grande valia, possibilitando ao discente-monitor o contato com a docência e intervenções acadêmicas com metodologias ativas que auxiliam na formação de outros estudantes.
Palavras-chave: Monitoria; Microbiologia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Medicina; Educação de Graduação em Medicina.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.