Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita em revistas, periódicos ou livros, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. Os textos encaminhados para publicação na Revista Areia devem ser digitados em arquivo formato DOC ou DOCx, fonte Times New Roman 12, espaço entrelinhas 1,5, margens 3 cm – superior e esquerda – e 2 cm – inferior e direita. O recuo da primeira linha do parágrafo deve ser de 1,3 cm. O resumo (em língua portuguesa) deverá ter no mínimo 200 palavras e no máximo 300 palavras, seguido de versão em língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês), e possuir 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final. O título do texto deverá vir acompanhado de versão em língua estrangeira. As colaborações serão submetidas da seguinte maneira: artigos e ensaios, de 8 a 20 laudas, incluindo anexos; resenhas, de 2 a 4 laudas; relatos de experiência, de 4 a 10 laudas; contos, até 8 laudas; crônicas, até 5 laudas; poemas, até 5 laudas; incluídas bibliografia e notas quando necessário for. Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor queira destacar devem vir em itálico. Ilustrações, gráficos e tabelas devem ser inseridas no texto, não em seu final, e apresentar, logo abaixo, título e fonte em tamanho 10. As imagens e figuras devem ser restritas ao necessário, resolução mínima de 300 dpi e citação da fonte. As imagens, gráficos e tabelas deverão compor o corpo do texto em formato de imagem – PNG. As remissões bibliográficas serão feitas entre parênteses no corpo do próprio texto, contendo o nome do/a autor/a seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por vírgulas. Citações longas devem ser redigidas com fonte Times New Roman, tamanho 11, em formato normal. O parágrafo deve ser digitado com a margem direita justificada e ser alinhado a 4 cm da margem esquerda, com espaçamento duplo antes e após a citação. Esse tipo de destaque deve ser utilizado sempre que o trecho citado tiver mais de 3 linhas. Os títulos de seções devem ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 12, em formato negrito [Estilo Título de Seção]. O título da introdução deve ser redigido na terceira linha após as palavras-chave. Os demais títulos, duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Os títulos de seções são numerados com algarismos arábicos seguidos de ponto (por exemplo, 1. Introdução, 2. Fundamentação teórica). Apenas a primeira letra de cada subtítulo deve ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios. As notas, sempre de natureza explicativa, devem vir no fim da página em fonte tamanho 10. As referências bibliográficas deverão vir no final do trabalho, em ordem alfabética, dispostas conforme as normas da ABNT, com o título da obra em negrito. No caso de resenhas, a referência ao objeto resenhado – exclusivamente – deverá vir no topo do texto.

2.Serão aceitos poemas com formatação livre.

3. A responsabilidade pela revisão ortográfica e gramatical do material a ser apresentado é dos respectivos autores.

4. O trabalho deverá ser encaminhado por meio do SEER – sistema eletrônico de editoração de revistas – sem identificação de autoria para avaliação cega pelos pareceristas.

Artigos

Esta seção está aberta ao recebimento de artigos científicos na área de Letras e afins, com autoria ou co-autoria de graduandos ou graduados (com até um ano de conclusão de curso). O trabalho deve ser inédito quanto à publicação em outro periódico. O artigo deve apresentar embasamento teórico compatível com os objetivos da pesquisa.

Resenhas

Esta seção está aberta ao recebimento de resenhas de trabalhos acadêmicos e obras cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias, com autoria ou co-autoria de graduandos ou graduados (com até um ano de conclusão de curso). O trabalho deve ser inédito quanto à publicação em outro periódico.

Relatos de Experiência

Esta seção está aberta ao recebimento de relatos de experiência de práticas pedagógicas, vivências profissionais, artísticas ou extensionistas.

Textos Literários

Esta seção está aberta ao recebimento de textos literários (contos, crônicas e poemas), com autoria ou co-autoria de graduandos ou graduados (com até um ano de conclusão de curso).

Tradução

Os textos publicados nesta seção serão de autores convidados pela equipe editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.