A CRIAÇÃO LITERÁRIA DE GEOVANI MARTINS: UMA ANÁLISE DO CONTO "ROLÉZIM"

Autores

  • Thalyta Vasconcelos de Siqueira Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Neste trabalho, analisarei o texto literário “Rolézim”, um dos treze contos que integram o livro O Sol na Cabeça, escrito pelo autor brasileiro contemporâneo Geovani Martins e publicado pela editora Companhia das Letras em 2018. A análise tem como objetivo permear os aspectos formais, estéticos, linguísticos e sociais do conto, assim como os literários. Destaco, durante o trabalho, a linguagem escolhida pelo autor para criar a sua narrativa e construir a representação de grupos sociais específicos encontrados no conto, além das denúncias sociais apresentadas constantemente ao longo das narrativas do livro. Para analisar esses diversos fatores que compõem a obra de Geovani Martins, utilizo algumas reflexões de Gotlib (1985) e Cortázar (2006), acerca da Teoria do Conto, relacionando as características desse gênero narrativo com o texto literário analisado, assim como os estudos de Schøllhammer (2009) e Candido (2006) para analisar, discutir e apresentar os aspectos literários e sociais da obra, assim como a ligação entre eles ao longo da construção artística. A partir dessas reflexões, situo o livro O Sol na Cabeça no momento presente e, ao mesmo tempo, destaco o seu constante diálogo com a tradição literária brasileira e com o passado a partir da linguagem apresentada na composição da narrativa.

Biografia do Autor

Thalyta Vasconcelos de Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Letras/Português pela Universidade Federal de Alagoas. E-mail: thalyta.siqueira@fale.ufal.br.

Referências

BARBON, Júlia. NOGUEIRA, Italo. Sob intervenção, Rio tem maior número de mortos por policiais em 16 anos. Folha de São Paulo. Rio de Janeiro. 18 de dez. de 2018. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/12/sob-intervencao-rio-tem-maior-numero-demortos-por-policiais-em-16-anos.shtml. Acesso em: 16 de nov. de 2019.

CANDIDO, Antonio. Literatura e vida social. In: Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

CORTÁZAR, Julio. Do conto breve e seus arredores. In: Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2006.

COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática Histórica. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1976.

MARTINS, Geovani. O Sol na Cabeça. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2018.

GOTLIB, Nádia Batella. A Teoria do Conto. Ática, 1985.

PLATÃO. A República. Tradução por Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

SCHØLLHAMMER, Karl Eric. Que significa literatura contemporânea? In: Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

Downloads

Publicado

21/04/2021

Como Citar

SIQUEIRA, T. V. de. A CRIAÇÃO LITERÁRIA DE GEOVANI MARTINS: UMA ANÁLISE DO CONTO "ROLÉZIM". Revista Areia, [S. l.], v. 1, n. 4, p. p. 104 – 114, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12077. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)