O PAPEL DO TUTOR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Autores

  • Marcelo Amorim Sibaldo Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

PET. Tutoria. Educação

Resumo

Neste relato de experiência, faço uma breve descrição e reflexão sobre a importância da figura do Tutor frente a um Grupo como o Programa de Educação Tutorial baseando-me na figura da Professora Maria Denilda Moura, Tutora do Grupo PET que eu fazia parte, o PET-Letras/UFAL. A partir das entradas de dicionário para “coordenador” e “tutor”, argumento que o segundo termo parece ser o mais adequado à figura do professor frente ao PET, uma vez que ele é o responsável pela condução das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Grupo PET que tutoria e, ainda, pelo amparo dos alunos nas possíveis dificuldades frente à execução dessas atividades. A minha reflexão traz à tona importantes lembranças de quando Denilda Moura era a minha tutoria e, ainda, mostra o quanto a minha tutora foi (e é!) importante para as minhas atividades profissionais enquanto professor e enquanto ser humano.

 

Biografia do Autor

Marcelo Amorim Sibaldo, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Egresso do PET Letras UFAL (2001 a 2004).

Referências

BARONE, Dante Augusto Couto. Depoimento dos Tutores: Dante Augsuto Couto Barone. SOARES, Maria do Carmo Figueredo Soares; MOURA, Maria Denilda. O Programa de Educação Tutorial (PET) em perspectiva: o olhar dos tutores. Recife: UFRPE, 2007.

MOURA, Maria Denilda Moura. Depoimento dos Tutores: Maria Denilda Moura. SOARES, Maria do Carmo Figueredo Soares; MOURA, Maria Denilda. O Programa de Educação Tutorial (PET) em perspectiva: o olhar dos tutores. Recife: UFRPE, 2007.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

SIBALDO, M. A. O PAPEL DO TUTOR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. Revista Areia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 89–96, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12442. Acesso em: 28 jan. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)