O PAPEL DO TUTOR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Autores

  • Marcelo Amorim Sibaldo Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

PET. Tutoria. Educação

Resumo

Neste relato de experiência, faço uma breve descrição e reflexão sobre a importância da figura do Tutor frente a um Grupo como o Programa de Educação Tutorial baseando-me na figura da Professora Maria Denilda Moura, Tutora do Grupo PET que eu fazia parte, o PET-Letras/UFAL. A partir das entradas de dicionário para “coordenador” e “tutor”, argumento que o segundo termo parece ser o mais adequado à figura do professor frente ao PET, uma vez que ele é o responsável pela condução das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Grupo PET que tutoria e, ainda, pelo amparo dos alunos nas possíveis dificuldades frente à execução dessas atividades. A minha reflexão traz à tona importantes lembranças de quando Denilda Moura era a minha tutoria e, ainda, mostra o quanto a minha tutora foi (e é!) importante para as minhas atividades profissionais enquanto professor e enquanto ser humano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Amorim Sibaldo, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Egresso do PET Letras UFAL (2001 a 2004).

Referências

BARONE, Dante Augusto Couto. Depoimento dos Tutores: Dante Augsuto Couto Barone. SOARES, Maria do Carmo Figueredo Soares; MOURA, Maria Denilda. O Programa de Educação Tutorial (PET) em perspectiva: o olhar dos tutores. Recife: UFRPE, 2007.

MOURA, Maria Denilda Moura. Depoimento dos Tutores: Maria Denilda Moura. SOARES, Maria do Carmo Figueredo Soares; MOURA, Maria Denilda. O Programa de Educação Tutorial (PET) em perspectiva: o olhar dos tutores. Recife: UFRPE, 2007.

Downloads

Publicado

2021-11-15

Como Citar

SIBALDO, Marcelo Amorim. O PAPEL DO TUTOR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. Revista Areia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 89–96, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12442. Acesso em: 22 jun. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)